Turismo cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Turismo Cultural é o segmento do Turismo que foca a cultura, especialmente a arte, nacional ou regional. Foca geralmente as comunidades tradicionais que possuem costumes diversificados. O TurismoCultural inclui-se em áreas urbanas, em particular nas grandes cidades ou nas cidades históricas.
O turismo tem vindo a ganhar um espaço crescente com o fim de resolver a crise generalizada.
O turismoprecisa desconcentrar-se e diversificar-se, aproveitando o potencial das regiões.
Celebram-se eventos culturais que aumentam a atractividade de um lugar e captam mais turistas.
A de eventosculturais, nomeadamente festivais, foi favorecida não só pelas tendências da procura de actividades culturais mas, também, pelo crescimento da oferta. Em todas as sociedades podemos encontrar festivais eoutros eventos culturais, pois fomentam a renovação e revitalização das regiões, capta também novos segmentos da procura e renova o interesse de visitantes já habituais.
Para o sucesso destasiniciativas revela-se fundamental a coordenação e colaboração entre os agentes envolvidos. Sem esquecer o papel dos residentes do território em causa.
Os eventos captam turistas e excursionistas, quernacionais quer estrangeiros. Quando os eventos têm lugar em época turística média ou baixa a afluência turística revela-se positiva.
O Festival de Música de Vilar de Mouros, considerado o mais antigo efamoso festival português é um bom exemplo de um evento cultural que atrai turistas estrangeiros e turistas portugueses. Dinamiza a zona do Minho, e entre 1991 e 2001 a procura como local de segundahabitação ou de “refúgio” temporário cresceu imenso, como indicia o aumento do número de edifícios de 358 para 458, neste período.
Os espectadores destes festivais são principalmente jovens, mas épossível encontrar pessoas dos 15 aos 50 ou mais anos. São, sobretudo, oriundas da NUT II – Norte.
A proliferação de eventos culturais, nomeadamente festivais, foi favorecida não só pelo aumento da...
tracking img