Tundra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A tundra é o bioma mais frio da Terra. Alguns cientistas consideram existir dois tipos de tundras: Tundra Ártica e Tundra Alpina. A principal diferença entre elas é a razão pela qual sãotão frias. A primeira é pela sua localização geográfica, mais concretamente pela latitude, enquanto que a segunda é devido ao fato de se encontrar tão afastada da superfície da Terra. Também acapacidade de drenagem do solo é diferente, sendo maior na Tundra Alpina. No entanto, são muito parecidas.

TUNDRA

LOCALIZAÇÃO:
A Tundra Ártica surge a sul da região dos gelos polares do Ártico, entreos 60º e os 75º de latitude Norte, e estende-se pela Escandinávia, Sibéria, Alasca, Canadá, Groenlândia, Noruega, Suécia, Finlândia. Situada próximo do pólo norte, no círculo polar Ártico. A TundraAlpina encontra-se em vários países e situa-se no topo das altas montanhas.

SOLO:
O solo da tundra ártica é chamado de permafrost, que em uma tradução literal significa “sempre congelado”, e éjustamente essa característica que dá a tundra suas feições naturais.
O permafrost é um solo típico das regiões antárticas composto por terra, pedras e gelo. Sua profundidade pode alcançar até mais de 1metro e ele é totalmente impermeável o que faz com que surjam áreas lamacentas no verão quando a camada de gelo superficial, que pode chegar a 300 metros em alguns lugares, derrete. Na tundra alpina osolo apresenta uma boa drenagem e não apresenta permafrost.
VEGETAÇÃO:
A vegetação predominante na tundra ártica e alpina é composta de líquenes (plantas resultantes da associação de fungos ealgas, que crescem muito lentamente e extraordinariamente resistentes à falta de água, que conseguem sobreviver nos ambientes mais hostis), musgos, ervas e arbustos baixos, devido às condições climáticasque impedem que as plantas cresçam em altura. As plantas com raízes longas não se podem desenvolver pois o subsolo permanece gelado, é por esse motivo que não existe árvores. Por outro lado, como as...
tracking img