Tundra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Vinicius Tavares


Tundra

É o bioma mais frio da Planeta. O termo Tundra deriva da palavra finlandesa Tunturia, que significa planície sem árvores. Alguns cientistas consideram existirdois tipos de tundras: Tundra Ártica e Tundra Alpina. A principal diferença entre os dois tipos de tundra é a razão pela qual são tão frias. A primeira é pela sua localização geográfica, pelalatitude, enquanto que a segunda é devido ao fato de se encontrar tão afastada da superfície da Terra.
A Tundra Ártica surge a sul da região dos gelos polares do Ártico, entre os 60º e os 75º de latitudeNorte, e estende-se pela Escandinávia, Sibéria, Alasca, Canadá e Gronelândia. Pelo fato de estar situada próximo do pólo norte, no círculo polar Ártico, recebe pouca luz e pouca chuva, apresentando umclima polar, frio e seco. O solo permanece gelado e coberto de neve durante a maior parte do ano.

Apresenta Invernos muito longos, com uma duração do dia muito curta, não excedendo a temperaturaos -6ºC (temperatura média entre os -28ºC e os -34ºC). Durante as longas horas de escuridão a neve que vai caindo acumula-se, devido aos fortes ventos, nas regiões mais baixas, obrigando os animais apermanecerem junto ao solo e apenas a procurar comida para se manterem quentes. As quantidades de precipitação são muito pequenas, entre 15 e 25 cm, incluindo a neve derretida. Apesar de aprecipitação ser muito pequena, a Tundra apresenta um aspecto húmido e encharcado, em virtude da evaporação ser muito lenta e da fraca drenagem do solo.

Só no Verão, com a duração de cerca de 2 meses, emque a duração do dia é cerca de 24 h e a temperatura não excede os 7º-10 ºC, a camada superficial do solo descongela, mas a água não se consegue infiltrar por as camadas inferiores se encontraremgeladas. Formam-se então charcos e pequenos pântanos. A duração do dia é muito longa e ocorre uma explosão de vida vegetal, o que permite que animais herbívoros sobrevivam - bois almiscarados, lebres...
tracking img