Tumores - neoplasias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À PATOLOGIA
PROFESSORA: IANE - PERÍODO: 4º
CURSO: ENFERMAGEM








M,Cat












TUMORESBENIGNOS E MALIGNOS
E SUAS DIFERENÇAS





















IMPERATRIZ, MA
2012
Tumores/Neoplasias

Conceito

No organismo, verificam-se formas de crescimentocelular controladas e não controladas. A hiperplasia, a metaplasia e a displasia são exemplos de crescimento controlado, enquanto que as neoplasias correspondem às formas de crescimento não controladas esão denominadas, na prática, de "tumores". A primeira dificuldade que se enfrenta no estudo das neoplasias é a sua definição, pois ela se baseia na morfologia e na biologia do processo tumoral. Com aevolução do conhecimento, modifica-se a definição. A mais aceita atualmente é: "Neoplasia é uma proliferação anormal do tecido, que foge parcial ou totalmente ao controle do organismo e tende àautonomia e à perpetuação, com efeitos agressivos sobre o hospedeiro" (Pérez-Tamayo, 1987; Robbins, 1984).


COMPORTAMENTO BIOLÓGICO DOS TUMORES


De acordo com o comportamento biológico ostumores podem ser agrupados em três tipos: benignos, limítrofes e malignos. Um dos pontos mais importantes no estudo das neoplasias é estabelecer os critérios de diferenciação entre cada uma destaslesões, o que, algumas vezes, torna-se difícil. Estes critérios serão discutidos a seguir e são, na grande maioria dos casos, morfológicos:


1. CÁPSULA


 Os tumores benignos tendem aapresentar crescimento lento e expansivo determinando a compressão dos tecidos vizinhos, o que leva a formação de uma pseudocápsula fibrosa. Já nos casos dos tumores malignos, o crescimento rápido,desordenado, infiltrativo e destrutivo não permite a formação desta pseudocápsula; mesmo que ela se encontre presente, não deve ser equivocadamente considerada como tal, e sim como tecido maligno....
tracking img