Tudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A auto-estrada da informação esse termo não é muito usado hoje por uma razão simples, a internet evoluiu para muito mais do que uma troca de informações.
Auto-estrada da informação é uma ligação ou conjunto de ligações entre computadores, formando uma rede de redes, de preferência com meios de comunicação extremamente rápidos. Um nome usado por vezes para designar a(s) rede(s)atualmente existente(s) (e em particular a Internet), pois uma grande parte delas ainda tem muitas interligações bastante lentas, longe do futuro próximo em que tudo se contará em dezenas de Mbps e Gbps.

Desenvolvimento
Os computadores fazem parte integrante da nossa vida. Desde a utilização doméstica até á empresarial, passando pela saúde, pela banca ou pela escola, os sistemas informáticosacompanham em cada faceta da nossa vida fornecendo-nos informação ou ampliando as nossas capacidades de cálculo, memória, comunicação, etc.
Esta simbiose de homem e sistema de informação através de periféricos denominados de interfaces amplia as capacidades humanas ao ponto de determinadas tarefas poderem ser integralmente entregues aos sistemas informáticos. Assistimos, pois a uma diluição dafronteira homem-máquina.
A distribuição da informação obriga a que os sistemas estejam interligada criando-se assim comunidades virtuais de conhecimento. Por outro lado, o tipo de informação transmitida já não é só informação escrita ou voz, é também imagem e sequências de imagens, ou seja, animação.
As redes podem assumir diferentes designações em função do protocolo que usam, da estrutura da suacablagem e da sua dimensão.
Ao segmento da rede compreendido dentro da organização atribui-se o nome de LAN (Local Area Network). Esta rede poderá ser constituída por troços em fibra óptica, UTP, ou outros.
Quando a empresa tem uma dispersão geográfica e existem várias LAN interligadas, dizemos que a empresa tem uma MAN (Medium Area Network).
As redes que interligam diferentes organizações comutilização de redes públicas de comunicação de dados são denominadas de WAN (Wide Area Network).
Uma das redes mais divulgadas é a Internet. A Internet será a curto prazo o meio eletrônico de ligação a todos os serviços. Permita-nos o leitor que descrevamos um pouco da história da Internet.
A internet como nós conhecemos hoje tem uma história longa e interessante. Em 1969 foi criada nos EstadosUnidos da América uma rede denominada, na altura, de ARPANET.
O nome ARPANET derivou da entidade que a criou: Advanced Research Projects Agency, uma organização pertencente ao departamento de defesa americano. Inicialmente o objetivo da ARPANET era interligar universidades e organizações com fins militares.
A ARPANET foi crescendo com os serviços de correio eletrônico, transferência de ficheiros eemulação de terminal ao mesmo tempo em que se foi criando a noção de que a capacidade da rede estaria a ficar pequena.
Por volta de 1973, nasceu um projeto denominado de "Internetting Project" com o objetivo de estudar a forma de lançar uma rede de interligação de todos os sistemas e redes existentes.
O protocolo de comunicações escolhido foi o TCP/IP (Transmission Control Protocol/InternetProtocol), desenvolvido em 1974 por Robert Kahn.
Rapidamente este protocolo foi adotado, tornado comum a quase todos os construtores de hardware e equipamentos de rede tendo-se lançado assim os alicerces para uma hiper rede de comunicação de dados.
Embora o TCP/IP não seja o único protocolo disponível nas redes de comunicação de dados, foram desenvolvidos routers e gateways para outros protocolos.
AInternet teve a grande virtude de através da sua aproximação das grandes massas tornarem-se serviço mais conhecido para utilização individual e não demorou a aparecer todo o tipo de fornecedores de informação desde entidades públicas a privadas, desde a formação até ao comércio, passando pela saúde, pelos serviços militares, etc.
O grande conceito de comunidades virtuais de indivíduos que...
tracking img