O direito posto, direito pressuposto e a doutrina efetiva do direito.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O DIREITO POSTO, DIREITO PRESSUPOSTO E A DOUTRINA EFETIVA DO DIREITO.O DIREITO POSTO, DIREITO PRESSUPOSTO E A DOUTRINA EFETIVA DO DIREITO.O DIREITO POSTO, DIREITOPRESSUPOSTO E A DOUTRINA EFETIVA DO DIREITO.


O DIREITO POSTO, DIREITO PRESSUPOSTO E A DOUTRINA EFETIVA DO DIREITO.

- A tese mecanicista põe o Direito nasuper-estrutura e a economia na infra-estrutura. Podemos dizer que o Direito é uma realidade que se manifestada de uma forma rica, na medida em que ela vai se operando naestrutura social e global, isto é, uma constante e permanente interpretação de instâncias.

-É importante ter a compreensão de que o Direito é produzido pela estruturaeconômica, mas, também, interagindo em relação a ela, nela produz alterações sociais, e que a economia condiciona o direito, mas o direito condiciona a economia,demonstrando também que o direito pode funcionar como instrumento de mudança social.

-Ao decorrer da leitura do texto conseguimos perceber que não existe somente um tipo deDireito, mas que cada sociedade se encontra em um determinado Direito, como existe mais de um devemos tratar corretamente como Diretos que concretamente são: Direitocurdo, direito alemão, Direito brasileiro, etc.

-Sistema jurídico deve ser visto como um sistema aberto, como construções sociais, em que cada sociedade constrói suaprópria cultura. A norma social só se transforma em norma jurídica quando há um interesse social.

- A compreensão do Direito transcende a mera compreensão do Direitoposto pelo Estado. Interpretar o Direito nada mais é que andar em diversos caminhos sempre verificando o necessário da vida, da realidade em que a sociedade vive.
tracking img