Tudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1º ANO / FILOSOFIA / GABARITO / UNIDADE 2
Cap. 1 – A Razão
1. Exemplifique os vários sentidos em que a palavra razão é usada cotidianamente.
No dia a dia usamos a palavra razão com diferentes sentidos: certeza, lucidez, motivo, causa. Ao dizermos "você tem razão", admitimos que o outro está certo de alguma coisa; ao dizer "você está nervosa demais, perdeu a razão", razão é utilizada nosentido de lucidez; em frases como "se você me disser suas razões, sou capaz de fazer o que você me pede", queremos dizer que queremos ouvir os motivos que alguém tem; e, ao perguntarmos "qual é a razão disso?", buscamos a causa de alguma coisa.
2. Que quer dizer Pascal ao afirmar que "o coração tem razões que a razão desconhece"?
Que as emoções, os sentimentos ou as paixões são motivos e causas demuito do que fazemos, dizemos, queremos e pensamos. Ao dizer que a razão desconhece "as razões do coração", Pascal está afirmando que a consciência intelectual e moral é diferente das paixões e dos sentimentos.
3. O que é razão objetiva? E razão subjetiva?
Razão objetiva é a afirmação de que o objeto do conhecimento ou a realidade é racional; a razão subjetiva é a afirmação de que o sujeito doconhecimento e da ação é racional.
4. Considerando que razão vem do grego lógos e do latim ratio, explique o que ela significa desde sua origem.
Ambas as palavras (lógos e ratio), embora de origens diferentes, etimologicamente têm um sentido muito parecido: contar, reunir, juntar, calcular, medir, separar. Assim, desde a sua origem a palavra razão é a capacidade intelectual de pensar eexprimir-se correta e claramente, para pensar e dizer as coisas tais como são. A razão é uma maneira de organizar a realidade (medir, reunir, juntar, separar, contar, calcular) pela qual esta se torna compreensível.
5. Quais são as atitudes mentais opostas à razão?
O conhecimento ilusório, isto é, o conhecimento da mera aparência das coisas que não alcança a realidade ou a verdade delas; as emoções,sentimentos, paixões, que são cegas, caóticas, desordenadas, contrárias umas às outras; a crença religiosa, pois, nesta, a verdade nos é dada pela fé numa revelação divina, não dependendo do trabalho de conhecimento realizado pela nossa inteligência ou pelo nosso intelecto; o êxtase místico (dos santos, profetas), no qual o espírito acredita entrar em relação direta com o ser divino e participardele, sem nenhuma intervenção do intelecto ou da inteligência, nem da vontade.
6. Enumere os princípios a que a razão obedece.
Princípio da identidade; princípio da não contradição ou princípio da contradição; princípio do terceiro excluído; princípio da razão suficiente ou princípio de causalidade.
7. Explique o princípio de identidade.
Este princípio afirma que uma coisa, seja ela qualfor (um ser da natureza, uma figura geométrica, um ser humano, uma obra de arte, uma ação), só pode ser conhecida e pensada se for percebida e conservada sua identidade, ou seja, cada coisa é conhecida através de sua identificação com sua definição. Em outras palavras, "o que é, é".
8. Explique o princípio de contradição.
Esse princípio afirma que uma coisa ou uma ideia da qual algo é afirmadoe negado ao mesmo tempo e na mesma relação são coisas ou ideias que se negam a si mesmas e que por isso se autodestroem, desaparecem, deixam de existir, ou seja, afirma que as coisas e as ideias contraditórias são impensáveis e impossíveis.
9. Explique o princípio de razão suficiente.
Esse princípio afirma que tudo o que existe e tudo o que acontece tem uma razão (causa ou motivo) para existirou para acontecer, e que tal razão (causa ou motivo) pode ser conheci· da pela nossa razão. Ou seja, afirma a existência de relações ou conexões internas entre as coisas, entre fatos ou entre ações e acontecimentos sem, com isso, negar o acaso ou os acontecimentos acidentais.
10. Quais as principais características da razão?
A razão não possui um conteúdo determinado, mas formas que indicam...
tracking img