Tudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Superior em Recursos Humanos
Pólo Próprio Campinas 3

2011

Trabalho apresentado para avaliação da disciplina Processos Gerenciais do curso Tecnologia em Recursos Humanos ou outra ênfase, sob orientação da Professora Lucelena Crivelaro.

2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 01

1. DESENVOLVIMENTO 03
1.1. Empresa 03
1.2. Administrador05
1.3. Ambiente Empresarial 07
14. Estratégia Empresarial 09
1.5. Planejamento 11
1.6. Tipos de Planejamento 12
1.7. Decisões de um plano estratégico14
1.8. Níveis de Direção 17

2. CONSIDERAÇÕES FINAIS 20

CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22


INTRODUÇÃO

Administração no Mundo Corporativo

A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidoscom a revolução industrial levou os profissionais de outras áreas mais antigas e maduras a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim a pesquisa de métodos especiais para administrar estes empreendimentos deu origem aos rudimentos da ciência da administração.
Administrar é o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para atingir objetivos.Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que tornam as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos.
Em síntese, o administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros,tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos). Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao administrador combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente.
Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos.
A Administração se divide, basicamente, em cinco áreas: finanças,logística, marketing, vendas ou produção e recursos humanos.

Atualmente, as principais funções administrativas são:
* Fixar objetivos (planejar);
* Analisar: conhecer os problemas;
* Solucionar problemas;
* Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas);
* Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar);
* Negociar;
* Tomar as decisões(rápidas e precisas);
* Mensurar e avaliar (controlar).

O papel do administrador

São elas: planejar, organizar, liderar e controlar.
O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.

Organizar: é o processo de dispor qualquer conjunto derecursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas.

Liderar: envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. A chave para tal está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio ambiente que atua.
Falar de afetividadepode significar aderir a um sistema de gestão de pessoas de forma parcial.
Na gestão não basta apenas ser uma pessoa boa, é necessário que tenha nascido para vencer, vitória essa que está relacionada com a busca constante de desafios, com a coragem de mobilizar-se, de assumir seu papel diante de seus pares, de seus colaboradores e de seus supervisores.
Liderar significa análise, responsabilidade...
tracking img