Osmose em celulas da epiderme das petalas de sardinheira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária José Saramago Ano Lectivo 2010/2011

(Observação microscópica do processo de osmose em células da epiderme de pétalas vermelhas de sardinheira)

Introdução

Com esta actividade prática de laboratório pretendeu-se observar o efeito do processo de transporte transmembranar em células vegetais (da epiderme da pétala vermelha de sardinheira), a osmose, em que a águadestilada é transportada do meio extracelular, um meio hipotónico, para o interior do vacúolo, um meio hipertónico, ou vice-versa, de modo a diminuir ou aumentar a concentração do vacúolo, ficando a célula ou túrgida ou plasmolisada, respectivamente, dependendo do sentido do transporte da água, se é do exterior ou do interior da célula.

Nesta actividade laboratorial, a pétala de sardinheirafoi preparada em 3 meios de montagem distintos, na solução de Ringer (meio de montagem isotónico relativamente ao meio intracelular), na solução de NaCl a 15% (meio de montagem hipertónico em relação ao meio interno da célula) e na água destilada (meio de montagem hipotónico em relação ao meio intracelular).

Fundamento Teórico

Segundo a Teoria Celular, a célula é a unidade básicaestrutural e funcional de todos os seres vivos (vida), ou seja, todos os seres vivos são constituídos por células, onde ocorrem os processos vitais.

As pétalas vermelhas de sardinheira são compostas por inúmeras células eucarióticas vegetais, isto é, são células que possuem um núcleo bem definido e organizado, sendo que este é delimitado por um invólucro. Os constituintes das células eucarióticasvegetais são: o nucléolo, o núcleo, o retículo endoplasmático, os ribossomas, o complexo de Golgi, o vacúolo, as mitocôndrias, os cloroplastos, o citoplasma, a membrana plasmática e a parede celular. Nas células da epiderme das pétalas, o vacúolo é, normalmente, desenvolvido e contém pigmentos dissolvidos na água, sendo estes responsáveis pela cor característica das pétalas.

De todos osconstituintes da célula eucariótica vegetal apresentados acima, a membrana plasmática é aquela que tem mais importância para o transporte de substâncias entre o meio intracelular e o meio extracelular, pois constitui uma barreira selectiva, através da qual a célula processa trocas de substâncias e de energia com o meio. As substâncias transportadas através da membrana plasmática são transportadas deforma desigual, pois a membrana pode facilitar, dificultar ou impedir a passagem dessas substâncias porque tem uma propriedade que lhe permite “escolher” as substâncias que quer permitir que passem do meio interno da célula para o meio externo da célula ou vice-versa, sendo essa propriedade designada por permeabilidade selectiva. Existem 4 tipos de transportes transmembranares, a osmose, a difusãosimples, a difusão facilitada e o transporte activo. Destes 4 tipos de transportes transmembranares, a osmose é o tipo de transporte que ocorreu entre as células das pétalas vermelhas de sardinheira e os 3 diferentes meios de montagem em que estiveram as pétalas preparadas.

A osmose é a passagem de água através da membrana celular, sendo a água uma substância constituída por pequenas moléculaspolares que tem extrema importância em determinadas funções da célula, pois essas moléculas atravessam a membrana plasmática nos dois sentidos com muita facilidade. A osmose pode ser também definida como a difusão de moléculas de água entre dois meios separados por uma membrana que é pouco permeável ou mesmo impermeável ao soluto e permeável à água, sendo assim explicada pela diferença deconcentração de soluto nos dois meios, intra ou extracelular. Na osmose, a água passa sempre do meio com menor concentração de soluto (meio hipotónico relativamente ao outro meio) para o meio com maior concentração de soluto (meio hipertónico relativamente ao outro meio). Quando a concentração de soluto é igual nos dois meios, estes dizem-se isotónicos e o fluxo de água é igual e à mesma velocidade nos...
tracking img