Tudo tipo de tudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prevenção da Poluição
Você já ouviu falar em Produção Mais Limpa ou P+L?
A Produção Mais Limpa é um valioso instrumento na Prevenção da Poluição e já está sendo adotadopor algumas indústrias. Esse conceito propõe a substituição dos processos industriais convencionais, os quais sempre foram desenvolvidos de forma tradicional, por processoscíclicos que imitam a sabedoria da natureza.
Dessa forma, evita-se assim a geração de resíduos que necessitam ser tratados e obrigam a aplicação das tecnologias de fim-de-tubo- tecnologias que não focam na identificação da causa do problema na fonte, atuando apenas no final do processo produtivo.
Durante anos, os países desenvolvidos têm usadotécnicas de fim-de-tubo (ou “end of pipe”), trabalhando principalmente no tratamento de resíduos e emissões, gerados num processo produtivo.
Apesar de essas técnicas teremsido efetivas na redução da poluição e, muitas vezes, terem representado a única opção disponível, são ao mesmo tempo, uma abordagem de alto custo e não completamenteeficientes. Hoje, muitos países desenvolvidos e as indústrias, ali presentes, buscam utilizar a abordagem da produção mais limpa para reduzir os problemas ambientais.
A produçãomais limpa procura tratar o problema ambiental reduzindo o desperdício durante o processo de produção, ao invés de tratá-lo após o seu surgimento. A grande diferença entrecontrole de poluição e produção mais limpa é que a primeira aborda o problema depois de seu evento, sendo assim reativa. Enquanto que a produção mais limpa representa umafilosofia de antecipação e prevenção que induz as empresas a se voltarem para a origem de seus problemas ambientais.



Lembre-se que “Prevenir é melhor que remediar”!!!
tracking img