Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO








A ligação dos jovens e adolescentes com as drogas é vivida por milhares de famílias no seu dia-a-dia. O drama de conviver com dependentes, é tema de filmes, novelas e documentários. Será que a ficção exagera? Por que as drogas atraem os jovens? Como saber se meus amigos e colegas estão usando drogas? Conhecer os tipos de drogas existentes no mercado, ajudaria ojovem a prevenir-se? Como o jovem pode prevenir, recuperar e tratar o problema das drogas na adolescência? Quais as causas e conseqüências do envolvimento do adolescente com as drogas?


Cada ser humano tem uma história diferente, não existe uma fórmula que explique como, porque ou com que conseqüências um jovem procura as drogas’’, afirma o Psicoterapeuta Flávio Gikovate, autor de livroscomo: “Drogas-Opção de perdedor” e “A Arte de educar”. No entanto, é possível dizer que o abuso de drogas por adolescentes é uma das conseqüências da cultura imediatista, desapaixonada e carente de novas idéias que vivemos nos últimos anos”, afirma o mesmo autor.


Algumas mudanças no comportamento podem indicar que o colega está se envolvendo com drogas como, por exemplo: a mudança dehábitos alimentares, a relação com os amigos, baixo rendimento escolar e desinteresse repentino pelos estudos ou por atividades antes importantes, olhos vermelhos, entre outros.


Existem três tipos de drogas: as depressoras, as estimulantes e as perturbadoras do Sistema Nervoso Central. No cérebro, existem centenas de milhões de neurônios onde se veiculam as informações entre ele e asoutras partes do corpo. As drogas atuam deprimindo, estimulando ou perturbado a ação desses neurotransmissores.


No tratamento clínico para desintoxicação do usuário de drogas, é importante que a família acompanhe todo o tempo, pois sem ajuda desta, o recuperando poderá sofrer uma recaída, e conseqüentemente retornar ao uso de drogas. É bastante comum vermos casos em que depois do dependentequímico estar limpo, ou seja, desintoxicado, uma vez voltando ao convívio da família, o sintoma da dependência retorne.


Para tratar o problema, o psiquiatra Flávio Gikovate é taxativo: “Não existe receita. cada caso tem sua complexidade e o correto é, antes de mais nada, informar-se e buscar ajuda de profissionais”. Ele também destaca que a grande maioria dos jovens fazem uso das drogaspor um tempo, e depois param. Apenas um pequeno número continua.


Na procura de sua identidade, o adolescente torna-se uma presa de fácil manipulação à nível de grupo na sociedade onde vive, como também pela mídia, a qual, tanto pode ajudar informando e educando, como também pode estimular, uma vez que coloca o uso do álcool e do tabaco, apresentando-os como sinônimo de status esucesso.














DESENVOLVIMENTO



POR QUE AS DROGAS ATRAEM OS JOVENS?


‘’O INÍCIO DO USO DAS DROGAS ACONTECE POR INFLUÊNCIA DOS COLEGAS DA TURMA, JÁ QUE NINGUÈM QUER SER DIFERENTE E EXCLUÍDO DO GRUPO.OS JOVENS TEMTAM SER INDEPENDENTES DA FAMÍLIA, MAS SE TORNAM DEPENDENTES DA TURMA.QUEREM SE SENTIR ATRAENTES PARA O SEXO OPOSTO E FAZEM QUALQUER COISA PARAATINGIR ESSE OBJETIVO, NECESSÁRIO PARA A VAIDADE. QUEREM O MESMO SUCESSO QUE OS ASTROS E CANTORES DE QUEM SÂO FÂS E CUJA VIDA ADMIRAM.” (ANEXO I )


“O Site “Adolescente e Drogas” levanta um ponto que considera muito importante: o reconhecimento da droga como inimigo perigoso, principalmente quando estamos falando de adolescentes que encontram-se em fase de transformação, buscando suaidentidade, elaborando seus lutos e querendo se auto-afirmar. Este momento deixa o jovem mais vulnerável aos perigos que o rodeiam, entre eles a droga, principalmente se estiverem enfrentando dificuldades de ordem pessoal ou familiar.” (ANEXO III )


“Segundo Gikovate, no site “Fala Sério”, especialmente nas últimas décadas, em que as drogas viraram moda, diversas pesquisas científicas...
tracking img