Tudo sobre escocia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Escócia, com uma população de cerca de 5 milhões de pessoas, abrange uma área de mais de 78.000 km2, incluindo 790 ilhas, 6.000 lagos e 600 rios. É uma das quatro nações que compõem a Grã Bretanha (as outras três são Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte), e tem duas línguas nacionais: o inglês e o gaélico.
[pic]
Durante a sua longa existência, a Escócia foi invadida, saqueada eocupada por uma série de culturas e sociedades, incluindo os celtas, os romanos, os escoceses, os pictos e os vikings. O nome "Escócia" deriva de Scoti, tribo celta que migrou da Irlanda para a Escócia nos séculos V e VI e que, com o tempo, se fundiu com tribos de pictos por meio de conquistas e casamentos, formando assim o núcleo da nação escocesa.
O Vale Midland da Escócia representava a parte maisao norte da Conquista Romana da Grã Bretanha, realizada após 79 D.C. Vestígios da ocupação romana permanecem até hoje, como a Muralha de Antonino e a Muralha de Adriano. Esta última foi construída pelos romanos quando batiam em retirada, fugindo dos ataques persistentes dos pictos.
A história da Escócia se tornou famosa através do interesse internacional suscitado pela longa disputa entre essasduas nações fronteiriças, Escócia e Inglaterra. Heróis como William Wallace e Robert the Bruce lutaram contra Eduardo I e depois seu filho Eduardo II, nas Guerras de Independência. Hoje em dia esses famosos escoceses se tornaram ideais contemporâneos, representando a longa luta pela libertação de sua pátria.
A Inglaterra e a Escócia ficaram unidas sob um único mandatário com a União das Coroas de1603, pela qual o rei James VI da Escócia se tornou o rei James I da Inglaterra, embora os dois reinos continuassem a ser tratados como dois países separados. No dia 28 de abril de 1707 o "Act of Union" dissolveu formalmente o Parlamento Escocês e deu aos escoceses representação em Westminster. Em 1997 foi feito um plebiscito na Escócia que instituiu um Parlamento escocês com "poderes dediferenciação em relação aos impostos". Em conseqüência, em 1999 foi eleito um novo Parlamento Escocês. Foi a primeira vez em que a Escócia teve o seu próprio Parlamento em 300 anos.
A Revolução Industrial dos séculos 18 e 19 transformou a Escócia, antes um país rural, de economia agrícola, num país capitalista, com descobertas científicas e inovações. Homens como James Watt, Henry Bell e Joseph Blackdesafiaram antigas teorias e revolucionaram a produção industrial, impulsionando a Escócia para uma era moderna e tecnológica. Desde então os estaleiros e a indústria petrolífera vem seguindo esta tendência. Hoje em dia a Escócia desempenha um papel importante na produção das principais exportações da Grã Bretanha, que incluem produtos eletrônicos, químicos, maquinarias de todos os tipos, indústriasmetalúrgicas, têxteis e, é claro, uísque!
CULTURA ESCOCESA
[pic]
A Escócia possui grande diversidade cultural e muitos atores, escritores e artistas. Atores como Sean Connery e Ewan MacGregor se tornaram grandes estrelas do cinema, merecendo aclamação internacional e tornando-se embaixadores do seu país e da indústria cinematográfica escocesa. A produção teatral está em alta, tendo à frente ascompanhias Traverse, de Edimburgo, e a Arches, de Glasgow.
Músicos populares como Rod Stewart, Travis, Texas, Belle e Sebastian e a nova Mull Historical Society mantém a Escócia na vanguarda da indústria musical. Ao seu lado há músicos mais tradicionais de igual talento, como o "fiddler" (violinista) Aly Bain, o acordeonista Phil Cunningham, o conhecido jazzista Tommy Smith e a compositora SallyBeamish.
Desde Charles Rennie Mackintosh até artistas contemporâneos como Jaqueline Donachie, Roderick Buchanan, Lyn L-wenstein e Julie Roberts, a arte e o design da Escócia, sempre diferenciados e por vezes arrojados, exercem atração especial.
Com uma tradição literária que conta com importantes escritores como Sir Walter Scott e Robert Burns, a Escócia continua a produzir e fomentar os...
tracking img