Tubo de venturi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1. HISTÓRICO 4
2. TUBO DE VENTURI 4
3. PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO INJETOR VENTURI 7
4. CONDICÕES REQUERIDAS PARA O FUNCIONAMENTO DO VENTURI 9
5. RENDIMENTO DOS INJETORES 9
6. INSTALAÇÃO DO INJETOR VENTURI 11
7. CALIBRAÇÃO DO INJETOR VENTURI 11
8. UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE FERTILIZANTES UTILIZANDO INJETORES VENTURI 12
9. RECOMENDAÇÕES13
CONCLUSÃO 14

INTRODUÇÃO
O tubo Venturi, foi idealizado pelo cientista italiano Venturi em 1791 e usado como medidor de vazão em 1886 por Clemens Herschel, sendo constituído por um bocal convergente – divergente.
O medidor Venturi (ABNT, 1988) tem uma forma que tenta imitar os padrões de escoamento através de uma obstrução carenada em um tubo. Uma facilidade é que os medidores de Venturisão autolimpantes devido sua superfície interna ser lisa. O Venturi moderno consiste de uma seção de admissão de bocal de escoamento padrão e uma expansão de saída cônica não maior que 30º e sua faixa de nº de Reynolds recomendada é de 1,5x105 a 2x105.
O medidor Venturi é constituído de uma seção a montante do mesmo diâmetro do conduto, que através de uma seção cônica convergente (ângulo geralmentede 20 a 30º); o leva a uma seção mínima, garganta do Venturi, e através de uma seção cônica divergente (ângulo geralmente de 5 à 14º) gradualmente retorna ao diâmetro do conduto.
O difusor cônico divergente gradual à jusante da garganta fornece excelente recuperação da pressão; e isto garante uma pequena perda de carga neste tipo de aparelho, perda geralmente compreendida entre 10 a 15% da cargade pressão entre as seções (1) e (2).
Deve-se salientar que este tipo de aparelho é relativamente caro em relação, por exemplo, a um medidor tipo placa de orifício, porém, por propiciar pequena perda de carga é recomendado para instalações onde se tem uma vazão de escoamento elevada e onde se deseja um controle contínuo. Para se diminuir o custo do medidor Venturi o mesmo é construído comângulos maiores que chegam à 30º e 14º, respectivamente no convergente e divergente.
Dados experimentais mostram que os coeficientes de descarga para os medidores de Venturi variam de 0, 980 a 0, 995 para nº. de Reynolds elevados ( Re > 2x105)

1. HISTÓRICO
Venturi foi um físico Italiano nascido em Bibiano, hoje Reggio nell'Emilia, ordenado padre aos 23 anos e cuja mais importante criação foi odispositivo hidráulico tubo de Venturi. Discípulo de Luigi Spallanzani, ordenou-se sacerdote (1769), e neste mesmo ano foi indicado para ensinar lógica no seminário de Reggio Emilia.
Estudou física e química em Paris e, posteriormente, foi professor de física experimental na Escola de Engenheiros Militares de Modena até passar a ensinar geometria em 1774 na Università di Modena. Em 1776,tornou-se professor de física em Pávia. Neste período iniciou sua atividade científica como pesquisador em mecânica, hidráulica, meteorologia, eletricidade, ótica e acústica. Em 1797 publicou Recherches expérimentales sur le principle de comunication latérale dans fluides, no qual descreve os princípios de um importante dispositivo hidráulico para determinação da velocidade média do escoamento, o tubo deVenturi. Ele observou que, em um tubo dotado de um setor estrangulado e pelo qual escoa um fluido, existe uma diferença de pressão entre o setor estrangulado e setor de seção constante maior na entrada do setor estrangulado e menor na saída desse mesmo setor. Em 1882 Venturi morreu em sua cidade natal.

2. TUBO DE VENTURI

O tubo de Venturi é constituído por nós, um convergentes e outrodivergente, unidos por uma parte cilíndrica denominada "pescoço" de Venturi. A redução de diâmetro no "pescoço" cria uma perda de carga, dado que a pressão em um ponto do "pescoço" é inferior que a pressão antes do mesmo; veja na figura abaixo um tubo de Venturi em corte.

Os injetores de soluções Venturi, funcionam como uma bomba a jato (Jet Pumpsl), sendo classificados em dois grupos: (a)...
tracking img