Prometeu e pandora; cupido e psique

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ENSINO LICEU MARANHENSE

Prometeu e Pandora
Cupido e Psique

São Luís
2011

CENTRO DE ENSINO LICEU MARANHENSE

Prometeu e Pandora
Cupido e Psique

Suellem Souza Nº 46
Turma: 203 matutino

Índice
1 RESUMO ............................................................................................................. 2
2 PROMETEU EPANDORA................................................................................4
3 CUPIDO E PSIQUE.............................................................................................6
4 CONCLUSAO .....................................................................................................9
5REFERÊNCIAS...................................................................................................10

Resumo
1 – Prometeu e Pandora
Contará a história do surgimento dos males que existem na Terra, como e o porquê do surgimento de cada um deles.
2 – Cupido e Psique
Contará a história do amor entre um deus e uma mortal, onde, para isso, eles tiveram que passar por cima de muitas barreiras, sendo a principal delas, a não aceitação da família.

Prometeu e Pandora
Conta a históriaque, antes de existir tudo (céu, terra...) tudo era uma mistura. A Terra não era sólida, o mar não era líquido, etc. Mas os deuses puseram fim a essa história e separaram tudo, sendo ígneo e mais livre, espalhou-se e formou o ar, em seguida, em respeito ao peso e ao lugar, nasceu a Terra, na parte inferior a água, fazendo flutuar.
Depois, um deus deu tudo oque fosse de bons ofícios para arranjar edespor as coisas da terra; para os rios, os peixes; para o ar, as aves; para a terra, os animais.
Porém foi necessário criar um animal mais nobre e foi feito o homem, não se sabe quem foi o seu criador, o fato é que nasceu um ser semelhante aos deuses.
Prometeu era um dos titãs, que habitou a Terra antes dos homens. Ele e seu irmão, Epimeteu, foram encarregados de ensinar tudo naquele mundo.Epimeteu tratou de atribuir a cada um animal, seus dons variáveis; a coragem, a força, a rapidez, asas, garras a outros etc. Quando chegou a vez do homem, que tinha que ser superior, Epimeteu recorreu ao seu irmão, Prometeu que pediu ajuda a Minerva, que subiu aos céus, acendeu sua tocha trazendo o fogo e fazendo com que o homem adquirisse esse dom, o tornado superior.
Então, depois, surgiu amulher, como forma de punição que Júpiter impôs sobre Prometeu e Epimeteu pela ousadia de furtar o fogo dos céus.
A primeira mulher chamava-se Pandora, e existem duas histórias sobre sua criação, a primeira é que cada deus atribuiu alguma coisa para aperfeiçoa-la e envia-la diretamente a Epimeteu, apesar de seu irmão dizer para ele ter cuidado com os presentes de Júpiter, Epimeteu ficou com ela.Epimeteu tinha em sua casa, uma caixa, na qual guardava certos artigos malignos, de que não se utilizava ao preparar o homem para a nova morada.
Um dia Pandora abriu a caixa e espalhou por toda a parte, pragas que atingiram a desgraça do homem, com exceção de uma, que ficou no fundo da caixa, “ a Esperança”. A outra história em que cada deus coloca coisas boas na caixa, e que, no momento emque Pandora abre a caixa, todos escapam e somente a Esperança permanece.
Reinava a Verdade e a Justiça, Júpiter reduziu a primavera e dividiu o ano em estações, então os agricultores passaram a semear e arar a terra.
Vem em seguida a idade de bronze, a mais agitada e sob ameaça de arma, e o pior veio a idade de ferro, a verdade e a honra fugiram, deixando o lugar a fraude, a astucia, aviolência, etc.. A terra ficou úmida de sangue, e os deuses abandonaram um por um, até que restou Astréia e depois ninguém.
Vendo aquilo, Júpiter se reuniu com os outros deuses para discutir aquele assunto, e então Júpiter resolveu inundar a terra e tudo se transformou em mar.
Apenas a montanha Parnaso não ficou submersa e ali Deucalião e sua esposa buscaram refúgio. Depois de um tempo Júpiter...
tracking img