Crossfire x sli

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS DUAS MELHORES TÉCNOLOGIAS, PARA A MELHOR DEFINIÇÃO DE IMAGEM EM JOGOS
LEANDRO MOISÉS DOS SANTOS (ADS)

Leandro.santos66@fatec.sp.gov.br.

Palavras Chave: Placas de vídeo, Crossfire, SLI, Jogos.

Resumo

Este artigo destaca as duas tecnologias utilizadas para aumentar o desempenho e ou a qualidade de imagens, mostra a evolução e as particularidades de cada modo de configuraçãodessas tecnologias.



Introdução

Os jogos estão cada vez mais ricos em detalhes, cenários e personagens em alta definição e movimentos bem elaborados. Para acompanhar essa evolução, o hardware, no caso a placa de vídeo principalmente, tem que estar um passo à frente.

Até 1997 os computadores tinham uma placa de vídeo, que poderia ser on-board ou off-board, a partir de 1998 os usuáriospassaram a poder optar por uma nova tecnologia chamada de SLI, criada pela 3DFX, introduzida em suas placas Voodoo 2, onde o computador passava a dividir o processamento entre duas placas de vídeo. Nessa época o SLI significava Scan Line Interleaving (intercalamento de varredura) e funcionava fazendo com que cada chip gráfico processasse um grupo de linhas (um chip gráfico processando as linhaspares e o outro as linhas ímpares). A NVIDEA comprou a 3DFX em 19 de abril de 2001 e introduziu um conceito similar e atualizado para suas placas de vídeo em junho de 2004, renomeando SLI para Scalable Link Interface (interface de link escalável) [1].

A ATI, rival da NVIDEA, para não ficar para trás, lançou uma tecnologia equivalente para funcionar com placas de vídeo com chips da ATI, chamadade Crossfire que também divide o processamento da imagem entre duas placas de vídeo [2].

A placa mãe tem que ser previamente escolhida, pois, tem que ser compatível com uma das duas tecnologias.


Características da tecnologia SLI

As placas de vídeo SLI podem ser configuradas para trabalhar das seguintes maneiras:
• SFR (renderização por divisão de quadros),
onde cada quadro édividido em dois e cada metade é enviada para um chip gráfico diferente para ser processado. Metade superior da tela é processada em uma placa de vídeo e a metade inferior da tela é processada em outra placa de vídeo [3].
• AFR (renderização alternada de quadros),
onde cada chip gráfico processa um quadro inteiro, mas enquanto um chip gráfico está processando o quadro atual, o outro estáprocessando o próximo quadro[3].
• AFR de SFR, este modo funciona com a
junção dos dois anteriores, utilizando duas placas de vídeo em paralelo com dois processadores cada, dois chips gráficos processam o primeiro quadro no modo SFR enquanto os dois outros chips gráficos processam o próximo quadro também no modo SFR [3].
• SLI AA (Anti-Aliasing), este modo não é vol-
tado para aumentar odesempenho e sim a qualidade da imagem [3]. Esta técnica permite suavisar os contornos em imagens, adicionando pontos de cores intermediários [4].
• GeForce Boost, é uma tecnologia voltada
para micros básicos com vídeo on-board para aumentar o desempenho 3D, instalando uma placa de vídeo off-board para trabalhar em paralelo [5].
• HybridPower, é voltada para micros de alto
desempenho,desligando as placas de vídeo quando não se está jogando para economizar energia [5].


Características da Tecnologia Crossfire

As placas de vídeo SLI podem ser configuradas para trabalhar das seguintes maneiras:
• Scissors – tesora: (renderização por divisão
de quadros) onde cada quadro é dividido em dois proporcionalmente ao desempenho de cada placa, pois no Crossfire as placas podemser diferentes, e cada uma dessas partes são processadas processadas em suas placas de vídeo respectivas.
• SuperTiling, neste modo a tela é dividida
em vários pequenos quadrados, cada um medindo 32 x 32 pixels cada quadro é dividido em dois e cada metade é enviada para um chip gráfico diferente para ser processado. Metade superior da tela é processada em uma placa de vídeo e a metade...
tracking img