Tsunam

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
iIntrodução
Este trabalho foi realizado a pedido da professora de Geografia, com a finalidade de aprendermos um pouco mais sobre catástrofes naturais.
Este trabalho foi feito através dealgumas pesquisas na internet e livros.
Tsunami é uma vaga oceânica provocada por um tremor de terra submarino, por uma erupção vulcânica ou por um tufão.
Tsunami
Um tsunami é uma ondaou, uma série delas que ocorrem após perturbações que deslocam verticalmente a coluna de água, como, por exemplo, um sismo, actividade vulcânica, deslocamento de terras, gelo ou devido aoimpacto de um meteorito dentro ou perto do mar.
A energia de um tsunami é função da sua amplitude e velocidade. Assim, à medida que a onda se aproxima de terra, a sua amplitude (aaltura da onda) aumenta e a sua velocidade diminui. Os tsunamis podem caracterizar-se por ondas de trinta metros de altura, causando grande destruição.

Causas
Os tsunamis podem ser geradossempre que o fundo do mar sofre uma deformação súbita, deslocando a massa de água. À volta do Oceano Pacífico existem vários locais onde placas oceânicas mais densas deslizam sob as placascontinentais menos densas, num processo que se designa por subducção. Estas zonas originam facilmente tsunamis.
Uma explosão vulcânica submarina violenta também pode levantar a coluna deágua e gerar um tsunami. Grandes deslizamentos de terra e impactos de corpos cósmicos podem perturbar o equilíbrio do oceano, com transferência destes para o mar. Os tsunamis gerados porestes mecanismos dissipam-se mais rapidamente que os outros, podendo afectar de forma menos significativa a costa distante e assim acontece o tsunami.
Conclusão
Este foi um trabalho queme deu a perceber melhor as catástrofes naturais.
Consegui concluir que os tsunamis são ondas gigantes e que causam muitos danos.
Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tsunami
tracking img