Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
SERGIPE

DIREITO NOTURNO / TURMA 3004
1º Período

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
ATIVIDADES ESTRUTURADAS

Aluna – Júnia Cláudia
Professora – Luciene Ribeiro

Aracaju
19/04/2012

QUESTÕES SOBRE OS TEXTOS

Resposta atividade estruturada 1:
1. C
2. B
Resposta atividadeestruturada 2
Caso Concreto
Autonomia x Vergonha e Dúvida
Maria, filha única de Elisa e Carlos, sempre foi muito mimada por seus pais e cercada de muito conforto e brinquedos. Entretanto, quando tornou-se adulta, continuou sendo tratada como se ainda tivesse cinco anos de idade por seus pais. Maria, após terminar seu curso universitário aos 22 anos, conheceu um jovem rapaz de nome Júnior, de 25 anos,já formado e estabelecido profissional e financeiramente. Conheceram-se, namoraram e casaram em menos de um ano.
Devido ao casamento de Maria não ser o que se apresentava no início, uma relação de carinho, amor, respeito e cumplicidade, Júnior aos poucos passou a se mostrar uma pessoa agressiva, possessiva e manipuladora. Com isso, a família de Maria terminou afastando-se da mesma com o pensamentode que, ao se afastarem, poderiam ajudar de forma mais indireta sem que estivessem tão presentes. Júnior cada vez mais se mostra um homem muito agressivo e passa a maltratar Maria em todos os aspectos, tanto físico quanto emocionalmente.
Maria sente falta da proteção dos pais e culpa seu marido por isso, pois este a priva de fazer qualquer coisa. A vida de Maria é um verdadeiro inferno e, sevendo sozinha ao lado de um homem agressivo, uma surra que ele lhe deu por ela ter saído sem permissão foi à gota d'água para ela.
Maria estava muito revoltada e muito magoada com tudo que estava passando na mão do marido e resolve de forma inesperada, acabar com a vida dele. Ela espera o marido ir dormir, entra no quarto, o chama e quando ele levanta, olhando para ela, a mesma aponta uma arma paraele e diz que aquela era a última vez que ele batia nela e, antes que ele dissesse qualquer coisa, disparou a arma direcionada para o seu peito pondo um fim ao pesadelo que sua vida tinha se transformado. Maria assassinou seu marido, pois queria voltar a ter a atenção e o carinho dos seus pais.



Respostas atividade estruturada 3:
O texto aborda os seguintes Fatos:
1. Pessoas com baixaautoestima tendem a desenvolver mais facilmente transtornos psicológicos e físicos. Porém aquelas que desenvolvem a autoestima adquirem maiores possibilidades de atuação em qualquer área.
2. A discriminação é o fator preponderante no desenvolvimento desse auto conceito.
3. A mulher foi à primeira propriedade privada do homem, pois a sociedade era patriarcal.
4. Sexo diferente de gênero:
* Sexo -diferenças anatômicas, fisiológicas que diferenciam homens de mulheres.
* Gênero - é uma ideia cultural, política, social que define a feminilidade e a masculinidade entre as pessoas em uma relação.
5. Novas formas de relações afetivas estão se formando, a maioria quebrando valores e trazendo novos ganhos e novos enfrentamentos. Ex.: "A família homo afetiva." No entanto as nossas criançasainda são criadas para a orientação apenas heterossexual.


Resposta atividade estruturada 4
1. Segundo a autora, quando é iniciada a crise da família?
A crise familiar começa a ocorrer quando esta se vê sobrecarregada e temerosa de sua capacidade para suprir todas as necessidades impostas, cabe à família acolher, educar, amar, tranquilizar, orientar e preparar para o trabalho profissional epara a vida lá fora. Ensinando e mantendo a harmonia nuclear, ou seja, à família tem uma difícil tarefa a ser desempenhada. Pois educar é uma das mais difíceis tarefas.

2. A posição dos pais em relação aos filhos, atualmente, sofreu modificações. De que forma elas são descritas pela autora?
A autora, chama à atenção para o fato de que, nas sociedades americanas, existia uma divisão, uma...
tracking img