Tsistema urinario

395 palavras 2 páginas
RESUMO SISTEMA URINARIO
[pic]

Texto escrito por: EDNA-CASTRO

O sistema urinário é o sistema responsável pela formação, depósito e eliminação da urina. É formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.
A matéria inútil (os resíduos da células) e prejudicial (substâncias em excesso no sangue) ao organismo, é eliminada pelo corpo através do sistema urinário, esses resíduos são chamados excreções. O organismo elimina as excreções em conjunto com a água. Mas porquê água?
Eliminar água é necessário porque as substâncias rejeitadas estão dissolvidas no plasma, e a maior parte do plasma é água, para além disso a quantidade de água no sangue e nos tecidos deve ser constante. Os resíduos formados nas reacções químicas que ocorrem nas células podem ser eliminados através:

Do sistema urinário (urina)
Da pele (suor)
Do sistema respiratório (dióxido de carbono)

Rins:
Os rins são órgãos excretores, com forma de feijão. São os principais órgãos do sistema urinário. Eles filtram impurezas do sangue (especialmente ureia e creatinina), e eliminam-nos com água. Além disso mantém o equilíbrio de potássio, cálcio e magnésio, no corpo, produzem também aldosterona (substância que faz elevar a pressão arterial), entre outras coisas. Situam-se na região posterior do abdómen, atrás do peritoneu (membrana).

Ureteres:
Os ureteres são tubos que fazem a ligação entre o rim e a bexiga. Têm 25 a 30 cm de comprimento e cerca de três milímetros de diâmetro. Tem 3 camadas, uma com tecido conjuntivo, a segunda com tecido muscular e última com mucosa e submucosa.

Bexiga:
Na bexiga é armazenada a urina. Muitos animais não têm bexiga, ela está situada na parte inferior do abdómen, à frente do reto nos homens e à frente do útero nas mulheres. A bexiga tem pregas que desaparecem quando esta está cheia e é o sistema nervoso parassimpático que dá a vontade de urinar.
A capacidade média da bexiga é de 700 ml.

Uretra:
A uretra é o canal condutor da urina, mais

Relacionados