Capt. 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O homem desde os tempos antigos vivem em grupos, podemos afirmar que é a convivência em grupo que transforma o animal homem em um ser humano, sem o contato com o grupo social, o homem dificilmentepode desenvolver as características que chamamos humanas.
As crianças que foram encontradas em estado selvagem na Índia, criadas por animais, contribuíram para comprovar que não havendo contato com ogrupo social elas não adquiriram características humanas, quando foram encontradas não falavam, nem demonstravam emoções humanas, andavam de quatro, como os animais, comiam carne crua e mostravamhábitos característicos dos animais selvagens.
Todas as pessoas nascem dentro de um grupo, e este dotará o indivíduo com os mesmos traços sociais dos outros membros e que o farão ser aceitos dentro dogrupo a que pertence.
Embora haja experiências comuns entre os indivíduos de uma sociedade, cada pessoa continua sendo única, cada homem é socializado de tal modo que sua personalidade é ao mesmo tempomuito parecida com a dos outros em sua sociedade e em outro sentido possui diferenças que a tornam única.
Herdamos traços culturais característicos de determinadas regiões, esses traços identificarãocomo pertencentes a região ou a outra. O processo de socialização é um processo profundamente cultural, no sentido da definição de que cultura é tudo que é socialmente aprendido e partilhado pelosmembros da sociedade, isto inclui conhecimentos, crença, arte, moral, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelos indivíduos em sociedade.
Podemos identificar cinco principais agentes desocialização: a família, a escola, os grupos de “status”, os meios de comunicação em massa e os grupos de referência.
· A família é o principal agente de socialização, é o agente básico e o maisimportante no qual o indivíduo é influenciado desde o nascimento até certa parte de sua vida. A socialização muda de família para família, levando em consideração, classe social, grupos culturais...
tracking img