Troposfera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:

A Troposfera é a camada de ar mais baixa e mais próxima ao solo existe. Ela possui uma extensão de 12 km a 20 km depois do nível do mar, isso depende de que lugar da terra, no equador aprox. 20 km e nos pólos aprox. 12 km. Sendo grande responsável pela vida do planeta, já que abriga os gases que respiramos e aerossóis e vapor de água, que chamamos de nuvens.
Além disto, elapossui temperatura que varia entre 40°C a -60°C, a temperatura começa a diminuir conforme aumenta a altitude, algo que se pode observar em altas montanhas, que podem ser quentes no seu pé, mas ao seu topo são geladas. Isso possui uma explicação na qual se chama Gradiente Térmico Vertical (os lugares mais quentes são geralmente os mais densos e com mais partículas sólidas).
A Troposfera é muitoimportante para toda a vida terrestre, como já foi citado ele possui água e oxigênio, os fenômenos naturais ocorrem também nessa camada, que é a área que os aviões comerciais trafegam.
Ela também é o berço de múltiplos ciclos naturais como o “Ciclo da água”, “Ciclo do nitrogênio”, “Ciclo do oxigênio” e “Ciclo do carbono”, influenciando diretamente no Clima e no Tempo.
Perante isto vemos que sem atroposfera, o planeta Terra seria como Vênus, que por não possuir uma atmosfera baixa e com diversos gases, tem sua temperatura próxima aos 400 °C.

Troposfera:

É a mais baixa de cinco camadas atmosféricas e talvez a mais importante para a sobrevivência humana, é nela que todos os seres vivos da Terra vivem. Ela varia de uma faixa de altura de 12 km a 20 km, dependendo da região. Sendo que asregiões mais baixas (10 km a 12 km) ficam nos pólos terrestres e as regiões mais altas (18 km a 20 km) se situam no equador, ou na metade da Terra.
Nesta faixa diversas atividades humanas se situam que vão desde cidades até transporte aéreo e equipamentos de estudo meteorológicos. Nela ocorrem todos os ciclos, e fenômenos naturais que influenciam de tal modo que sem eles a sobrevivência dequalquer ser, seriam bastante difícil. Algo que se compare com outros planetas, que se possuírem vida seria microscópica.

Composição:

A troposfera é composta em geral de oxigênio e gás carbônico, mas existem outros gases como é o caso do nitrogênio que também ficam na troposfera, mas em menor quantidade, assim como diversos gases. Esses dois gases principais (oxigênio e gás carbônico) são osmais densos que os demais (que são de outras camadas) como hélio e hidrogênio, que ficam nas camadas mais altas por serem mais leves.
A troposfera também é composta por vapor ou aerossóis de água que ficam na forma de nuvens ou dispersas no ar, causando a umidade. Quando esses aerossóis se aglomeram, podem vir a precipitar, criando um de vários ciclos "O ciclo da água". Outros vários outros ciclosde gases também ocorrem na troposfera como é o caso do Oxigênio, Gás Carbônico e Nitrogênio.
Em geral o oxigênio e os demais gases densos ficam mais próximos ao chão, deste modo quanto maior é a altitude, menor é a concentração de gases.
Para se ter uma idéia, 75% dos gases estão situados na troposfera, 24% estão na segunda camada estratosfera. Os gases restantes 1% ficam no restante dasultimas três camadas.
O acumulo de gases próximos ao solo geram a Gradiente Vertical, isto é, o calor que provem do sol chega até a terra. Quanto mais próximas as moléculas. Mais calor elas absorvem, sendo que a maior parte do calor só é absorvida pelos primeiros 100 metros (onde se encontram o solo e os gases mais "compactados"). Deste mesmo modo, o fim da troposfera tem a temperatura média de - 60°C.

Fenômenos:

Os fenômenos são os principais fatores que deixam a vida na Terra fluir. São responsáveis pela vida dos seres vivos, relevo, entre varias coisas que permitem nossa existência. Dentre eles podemos destacar três fenômenos que ocorrem na troposfera: Nuvens, Ventos e Raios.

- Nuvens:

Existem três tipos de nuvens base: Cumulus, Stratus e Ciros. Estas podem a vir trazer...
tracking img