fasghrwewyr5y

439 palavras 2 páginas
Camadas da atmosfera
Troposfera – camada mais próxima à superfície terrestre. A altura máxima da troposfera varia de acordo com o local onde é medida. Sobre os polos atinge uma altitude de 7 km da superfície, mas na região do equador atinge cerca de 17 km.
Quase todo o vapor de água existente na atmosfera está na troposfera. Isso faz com que, praticamente, todos os fenômenos climáticos ocorram na troposfera.
A troposfera contém aproximadamente 75% de toda a massa atmosférica.
Entre a troposfera e a estratosfera existe, uma zona de transição chamada tropopausa. A tropopausa e a troposfera formam a chamada atmosfera inferior da terra.
Estratosfera – é a segunda maior camada da atmosfera, situada acima da troposfera e abaixo da mesosfera. se estende do limite superior da tropopausa até cerca de 50 km acima da superfície .
Na estratosfera há um ligeiro aumento da altitude.esse aumento de temperatura é devido ao fato de que a radiação ultravioleta proveniente do sol é crescentemente absorvida pelas moléculas de oxigênio aí existentes , oque leva a formação de ozônio.
A camada de ozônio está localizada na estratosfera indo de 15 a 35 km acima da superfície do planeta. recebe o nome camada de ozônio pois essa parte da atmosfera apresenta uma concentração elevada do gás ozônio ,que equivale a 160UD(UNIDADE DOBSON) segundo medição realizada pelo INPE na Antárctica em 2007, sendo que o normal seria 340 UD.
Estratopausa - camada de transição entre estratosfera e a mesosfera.
Mesosfera – é caracterizada por temperaturas que ,rapidamente , diminuem a medida que a altitude aumenta. Apesar da mesosfera ser muito rarefeita ,os gases presentes nessa camada ainda são suficientemente espessos para retardar a maioria dos meteoros , e produzir sua ignição, quando eles iniciam a travessia da atmosfera da terra , consequentemente , possui uma alta concentração de átomos de ferro e de outros metais.
Mesopausa- é nessa camada de transição que se encontram as menores

Relacionados