Tropa de elite x durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme Tropa de Elite é uma obra que retrata a situação da Segurança Pública do Estado do Rio de janeiro na década de 90 durante a visita do Papa João Paulo II.
O roteiro escrito e dirigido porJosé Padilha descreve a realidade diária da Policia Militar carioca com base em relatos de fatos reais fornecidos por Policiais Militares. Como resultado, o filme atingiu uma das maiores audiências nahistória cinematográfica brasileira.
Contudo, bem mais que um fenômeno cultural, Tropa de Elite é um exemplo de fato social.
De acordo com Durkheim, fato social é uma norma coletiva com poder decoerção sobre o indivíduo. Possuindo três características básicas (coercitividade, exterioridade, generalidade), os fatos sociais tem existência própria e independe daquilo que pensa e faz cada particular.Sabendo disto, correlacionaremos estas características do fato social com o filme, minuciando cada uma delas.
No início do longa, lemos uma citação do psicólogo americano Stanley Milgran (1974) quediz: “A psicologia social deste século nos ensinou uma importante lição: não é o caráter de uma pessoa que determina como ela age, mas sim a situação na qual ela se encontra”.
Este trecho é uma claraevidência de coerção social, ou seja, força que o fato exerce sobre o individuo levando-o a se conformar com as regras. No filme, esta coerção esta presente, por exemplo, quando mostra a relaçãopacífica desenvolvida entre o tráfico e a polícia “afinal, ninguém quer morrer à toa”. Ou seja, a polícia (vale lembrar, que não estamos generalizando o sistema) prefere se corromper e aceitar as regraspré-estabelecidas do que combatê-las: “no Rio de Janeiro, quem quer ser policial tem que escolher: ou se corrompe, ou se omite, ou vai pra guerra”. Estas regras são denominadas por Durkheim de sançõesespontâneas, ou seja, decorrem de condutas não adaptadas as estruturas das leis.
Dando continuidade, com base no exemplo acima, a exterioridade diz que o fato social é externo ao indivíduo,...
tracking img