Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. PROJETO DE PESQUISA
O projeto de pesquisa é o instrumento através do qual o pesquisador vai viabilizar a solução de um problema de pesquisa identificado.
Deve ser apresentado de maneira clara e resumida, com no máximo 20 folhas digitalizadas em espaço 1,5 ajustado às características da área de conhecimento. Deve conter, sempre que possível: Título; Resumo; Palavras-chave; Data de início;Duração; Equipe; Público-alvo; Introdução; Hipóteses ou Questões Técnicas Científicas; Revisão de literatura; Objetivos; Metas; Metodologia; Estratégias de ação; Resultados e Impactos Esperados; Apropriação dos resultados; Riscos e dificuldades; Outros projetos e financiamentos; Referências Bibliográficas; Informações adicionais.
Dependendo da área ou do tipo de projeto alguns desses itens podem nãoser aplicáveis.
TÍTULO DO PROJETO: Deve ser claro e conciso e conter de forma resumida o assunto a ser pesquisado.
RESUMO: Sugere-se que seja escrito ao final da elaboração do projeto. Deve conter, de forma sintética, a essência da proposta de pesquisa: a identificação e caracterização do(s) problema(s), objetivos, síntese da metodologia e resultados e impactos esperados.
PALAVRAS-CHAVE:palavras que indiquem a natureza ou objetos de pesquisa e que não estejam contidas no título do projeto.
DATA DE INÍCIO: indicar dia, mês e ano do início do projeto.
DURAÇÃO: indicar número de meses de duração do projeto.
EQUIPE DO PROJETO: indicar o nome do pesquisador líder do projeto e dos pesquisadores componentes da equipe, relacionando o(s) Núcleo(s) de Pesquisa ao(s) qual/quais pertencem,assim como a Área (CNPq), Centro, Curso, Campus, ou outros.
INTRODUÇÃO (Caracterização do problema focalizado pelo projeto):Caracterizar e definir o contexto da proposta, identificando claramente o problema ou a oportunidade visualizada pela pesquisa. Descrever alternativas de solução, isto é, possíveis abordagens que podem ser empreendidas e explicar porque a estratégia proposta pelo projeto é amais adequada e capaz de superar as limitações atuais e atender às expectativas dos beneficiários, levando em conta o contexto social, ambiental, técnico-científico, político e econômico do meio onde vai atuar.
HIPÓTESES OU QUESTÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS (Se pertinente): Formular de forma clara, concisa e direta a(s) hipótese(s) que o projeto propõe a testar ou as questões técnico-científicas que oprojeto pretende responder.
REVISÃO DE LITERATURA: Analisar de forma sucinta, os conhecimentos existentes (estado da arte) sobre o problema ou oportunidade focalizada e destacar o(s) elemento(s) do projeto, com base em revisão de literatura atual, relevante e ligada diretamente às questões técnico-científicas colocadas pelo projeto.
OBJETIVOS: Os objetivos devem ser expressos de forma clara,concisa, em termos de impacto ou resposta às questões mais relevantes do problema abordado ou da oportunidade focalizada. Devem ser inovadores, ambiciosos e exeqüíveis, embora envolvam riscos e incertezas.
Apresentar o(s) objetivo(s) geral(is) do projeto separadamente dos objetivos específicos. 
OBJETIVO GERAL: Enunciam de forma abrangente as finalidades do projeto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Definemos tipos de resultados que se esperam com a implantação do projeto e que levarão ao alcance do objetivo geral.
METAS DO PROJETO (Se pertinente): As metas são resultados a serem alcançados, em um tempo determinado, pelo projeto.Para cada meta deve ser explicitado:
a) descrição da meta (resultado ou estado do sistema a ser alcançado);
b) tempo em que deve ser alcançada (mês relativo ao início doprojeto);
c) desempenho atual (descrição ou indicador descritivo do estado atual do sistema);
d) aferidores da meta (indicadores de acompanhamento para fins de verificação do atendimento da meta).
METODOLOGIA: Descrever de forma clara, concisa e direta, os materiais e métodos a serem utilizados no projeto, mantendo rigorosa coerência e consistência com a busca de respostas às questões...
tracking img