Tronco encefalico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Tronco Cerebral tem forma de haste e conecta a medula espinhal ao cérebro anterior, ou seja, passando baixo do cerebelo e por dentro do cérebro. Os componentes principais do TC são: o mesencéfalo que é a parte mais rostral; a ponte que é uma estrutura intermediaria; o bulbo ou medula oblonga é a parte mais caudal, que se continua ate a medula espinhal.
Varias vias nervosas fazem percursosascendentes e descendentes pelo tronco cefálico transmitindo sinais sensoriais provenientes da medula espinhal, principalmente para o tálamo e sinais motores do córtex cerebral para a medula espinhal. Varias vias nervosas iniciam ou terminam no TC com funções sensoriais ou motores.
No TC encontram-se numerosos centros, importantes para o controle das variáveis fisiológicas, tais como: a respiração;a pressão arterial; o equilíbrio entre varias outras funções. Os centros do tronco cerebral chegam a determinar o nível da atividade cerebral e são responsáveis também pelo ciclo sono-vigília do sistema nervo.

Mesencéfalo ou encéfalo médio situa-se entre a ponte e o cérebro, do qual é separado por um plano que liga os corpos mamilares, pertencentes aodiencéfalo. No sentido ântero-posterior, ele é dividido em dois componentes principais: 1- os dois pendúculos cerebrais, que compõem os quatro quintos anteriores do mesencéfalo, e o 2- o teto, composto pelas estruturas situadas próximo á sua superfície posterior.

Os pendúculos cerebrais situam-se na extremidade superior do mesencéfalo, curvando-se para frente e para o lado e para cima onde atingeas duas metades laterais do diencéfalo. Cada pendúculos cerebrais são formados por três regiões distintas:
1. Fibras corticoespinhais e orticopontinas, condutores de sinais motores do córtex para a medula espinhal.
2. Substância nigra, situada abaixo da camada superficial de fibras, sua função é o controle das atividades musculares subconscientes do corpo. A doença de Parkinson éprovocada pela destruição desses neurônios.
3. Tegmento é a maior massa dos pendúculos cerebrais, situa-se na posição medial e posterior a substância nigra. Contém varias vias nervosas, além de núcleos responsáveis pelas seguintes funções especificas:
1) Lemnisco medial conduz os sinais sensórios, originados no corpo até o tálamo.
2) Feixe longitudinal medial, feixe que interconecta entre sivários núcleos do TC e esses núcleos com o diencéfalo.
3) Núcleo vermelho atua na coordenação dos movimentos produzidos pelos músculos corporais, em conjunto com os gânglios basais e o cerebelo. È também transmissora de sinais de origem cerebelar, destinadas ao tálamo e ao cérebro.
4. Núcleos dos nervos oculomotor e troclear, situados em cada lado do mesencéfalo e controlam a maior parte dosmovimentos oculares.
5. Substancia cinzenta periaqueductal, formada por grupos de núcleos difusos em torno do aqueduto cerebral, área importante na analise da reação à dor.
6. Formação reticular estende-se desde a extremidade superior da medula espinhal até o diencéfalo, passando pelo bulbo, ponte, mesencéfalo, chegando a atingir o meio do tálamo, onde é representado pelos núcleosintralaminares talâmicos. Diversos grupos de neurônios, no interior da formação reticular, controlam vários movimentos estereotipados do corpo como: girar o tronco, girar e curvar a cabeça e os movimentos posturais dos membros. E o mais importante é que a formação reticular é o principal centro de todo o encéfalo para o controle do grau global da atividade encefálica.
Teto é o quinto posterior domesencéfalo, e é formado, em sua maior parte, por quatro pequenas massas nodulares: dois colículos superiores e dois colículos inferiores, dispostos em quadriláteros na superfície posterior do mesencéfalo.
Os dois colículos superiores ficam dispostos lado a lado na parte superior do mesencéfalo posterior, imediatamente abaixo dos polos posteriores do tálamo. Sua função é o movimento dos olhos, e a...
tracking img