Poliarquia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A POLIARQUIA

O termo poliarquia deriva de palavras gregas que significam governo de muitos.
Robert Dahl usa esse termo para se referir a uma democracia representativa moderna (DAHL, 2001, p.104).De acordo com Dahl, uma democracia poliarquica é um sistema político dotado de seis instituições democráticas:
1) Funcionários eleitos;
2) Eleições livres, justas e freqüentes;
3) Liberdade deexpressão;
4) Fontes de informação diversificadas;
5) Autonomia para as associações;
6) Cidadania inclusiva (DAHL, 2001, p.99).
O conceito de poliarquia desenvolvido por Robert Dahl busca uma forrmade compreender o que é democracia como também possibilita mensurar o grau de democratização de um determinado regime de governo. Possibilita também, identificar as condições mais favoráveis para aconstrução da democracia. O conceito de poliarquia de dahl se edifica a partir da observação de modelos concretos e seu desenvolvimento histórico, o que confere resultados mais reais à suas análises.Dahl busca em sua análise um significado para democracia que está ligado à responsividade, ou seja, a capacvidade de um determinado governo de atender às preferências de seus cidadãos em igualdade decondições.

Gostaria de reservar o termo democracia para um sistema político que tenha, como uma de suas características a contínuaresponsividade do governo às preferências de seus cidadãosconsiderados pliticamente iguais(DAHL, 1997, P.25-26).

O autor em sua análise considera não apenas a adoção da democracia em um determinado regime, mas também, a sua manutenção que para ele tem a ver com acontínua responsividade do governo para com seus cidadãos politicamente iguais. Nessa perspectiva, Dahl aponta as oportunidades que devem ser concedidas aos cidadãos para a manutenção daresponsividade, a saber:
1. Oportunidade de formular suas preferências;
2. De expressar suas preferências a seus concidadãos e ao governo através da ação individual e da coletiva.
3. De ter suas preferências...
tracking img