Triste fim de policarpo quaresma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA
CENTRO DE ENSINO SUPERIORES DE ZÉ DOCA-CESZD
ALUNAS: ANDREZA LUANA E TAÍS SOUSAFICHA DE LEITURA

ZÉ DOCA –MARANHÃO
2012

LIMA BARRETO
Triste fim de Policarpo Quaresma
UM POUCO SOBRE O AUTOR
Afonso Henrique de Lima Barreto, (1881-1922) foi escritor e jornalista brasileiro. Filho depais pobres e mestiços sofreu esse preconceito em toda sua vida. Logo cedo ficou órfão de mãe. Estudou no Colégio Pedro II e ingressou na Escola Politécnica, no curso de Engenharia. Em 1909 LimaBarreto publica o romance "Recordações do escrivão Isaías Caminha". Em 1915 escreve "Triste fim de Policarpo Quaresma", e em 1919 escreve "Vida e morte de M.J.Gonzaga de Sá". Esses três romances apresentamnítidos traços autobiográficos. Com uma linguagem descuidada, suas obras são impregnadas da justa preocupação com os fatos históricos e com os costumes sociais.
RESENHA
Um homem de vida tranqüila ecômoda de hábitos repetitivos.
Em sua casa habitualmente só lhe visitavam o compadre e sua afilhada. Porem certo dia ele surpreendeu a todos com a visita de Ricardo Coração dos Outros estes se tornaramamigos, pois ele surgiu para dar aulas de violão para Quaresma. Isso despertou comentários.
Pois todos achavam um absurdo o cantor de modinhas está em sua residência, mas ele cheio de razões lhesrebateu.
Quaresma era um apaixonado pelo o Brasil e por todas as suas coisas. Estudou com afinco o país, acreditando piamente nos livros de sua biblioteca, que o narrador refere como romântica e,cotidianamente, chega à repartição pública onde trabalha com uma excelência da geografia brasileira, comportamento ironizado pelos companheiros de trabalho. Longe da realidade, começa a construir projetos debrasilidade.
O primeiro, baseado em suas leituras, é montado sobre a cultura do índio, elemento usado no Romantismo como símbolo de identidade nacional, já que aqui estava ainda antes de o...
tracking img