Tribos indigenas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de História
Profª Maria Eli

Dados básicos:

Nome: Xavante
Nomes alternativos: Xavánte, Shavante, Chavante
Auto denominação: A’uwê
Classificação linguística: Macro-Gê, Ge,Agrupamento Akwén, Xavante
População: aproximadamente 10.000
Local: Na parte leste do Mato Grosso, 60 aldeias

A Língua:

Sua língua é o aqüem do tronco linguístico macro-jê e tinham como atividadepredominante, até a segunda metade do século XX, a caça, a pesca e a coleta de frutos e palmeiras.

Tradições e Rituais:

A tradição desse povo permanece viva, e praticam a cerimônia de Furação daOrelha. Acontece a cada cinco anos quando os meninos que ficaram reclusos na casa dos solteiros completam seu aprendizado dos princípios da tradição. O ritual de furo de orelha acontece na passagem daadolescência para a vida adulta. Todo menino Xavante, de 10 a 18 anos, passa por um período de reclusão de cinco anos, onde o jovem permanece sem contato com a tribo. Nesse período o jovem fica o tempoem uma casa, chamada Hö, onde tem contato apenas com os padrinhos, ele só deixa a casa para rituais e para atividades fora da aldeia, como caça e pesca. Após os cinco anos acontece na aldeia uma festa,chamada Danhono, onde a orelha dos jovens é furada com um osso de onça parda. Após o ritual os jovens passam a ser considerados adultos e voltam ao convívio social com a tribo.

Características:A característica mais marcante da sociedade Xavante pode ser a sua feição dualista: a divisão da tribo inteira em dois clãs – âwawê e po’reza’õno. Permite-se o casamento somente entre membro de clãsopostos. Os Xavantes são famosos também pelas suas corridas de troncos de árvores, onde os dois clãs competem numa espécie de corrida de revezamento, carregando por alguns quilômetros troncos deBuriti que pesam até 80 kg. As mulheres tecem um tipo de cesta incrivelmente forte, a qual elas usam para carregar os nenês recém nascidos.

Sobre os Xavantes:

Os Xavantes são um povo forte e...
tracking img