Como fazer um trabalho academico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME DO(S) AUTOR(ES) DO TRABALHO
( quando em grupo os nomes em ordem alfabética )

TÍTULO DO TRABALHO

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de ........... do Curso de ............... do Centro de Ciências Sociais aplicadas da Universidade Regional de Blumenau.

Prof.............................................

BLUMENAU
2003

AGRADECIMENTOS ( é opcional )

- Aos familiares, esposa e filhos
- A todos os colegas professores e alunos companheiros de trabalho no dia a dia.
- A Deus pela vida.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 INSERIR TITULO DE PRIMEIRA ORDEM 5
2.1 TÍTULO DE SEGUNDA ORDEM 6
2.2 OBSERVAR SEMPRE O PADRÃO 6
2.2.1 Titulo de terceira ordem 6
2.2.2 Título de terceira ordem 6
3PADRÃO E A QUALIDADE TOTAL 7
3.1 CIÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA 7
3.2 SOMOS SUJEITOS ATIVOS NA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA 7
4 CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Conforme as orientações a introdução deve conter: apresentação do tema, justificativa, objetivo, idéia central e metodologia destacados em parágrafos distintos.

2 INSERIR TITULO DE PRIMEIRA ORDEMÉ nesta parte que se deve apresentar o tema com explicações e argumentações. Por isso se distribui o assunto em títulos e subtítulos, conforme for necessário. Títulos de primeira ordem, de segunda ordem, terceira e assim por diante, tendo também o cuidado de apresentá-los conforme as normas. Título de primeira ordem são aqueles que tem apenas um número( 1, 2, 3....), de segunda ordemdois números( 1.1, 1.2, 2.1 ....) e assim sucessivamente. Os de primeira ordem são apresentados em maiúsculos e negritados, de segunda ordem somente em maiúsculo e terceira ordem e seguintes em maiúsculo somente a entrada e os nomes próprios. Observe neste texto a forma como devem ser apresentados.
É também no desenvolvimento o lugar em que se deve fazer as citações. As citações ate cincolinhas aparecem no corpo normal do texto e com mais de cinco linhas em parágrafo distinto conforme as normas. Exemplo: Até cinco linhas. “ Alma minha gentil que te partiste, tão cedo desta vida descontente (...)” (Camões, 1990, p. 23) A indicação da citação é feita pelo sobrenome do autor, ano e página e pode também estar no inicio da frase usando-se expressões: Conforme Souza (2002) .... SegundoAzevedo (1998).... Assim também se expressa.....Para.......e assim por diante ou no final colocado entre parêntesis o sobrenome do autor, ano e página[1]. É permitido, também, indicar usando o sistema numérico. Mas o sistema num mesmo trabalho usado deve ser único, ou seja, ou pelo sistema numérico ou pelo autor data. Neste caso se apresenta a referência correspondente em rodapé ou em lista no finaldo trabalho ou do capítulo. As principais normas neste caso são as seguintes:
← A primeira deve apresentar a referência completa da obra consultada. Exemplo: [2]
← As subsequentes são apresentadas utilizando as expressões latinas:
← Ibidem – com o mesmo autor e mesma obra:
← Idem – igual à anterior. Exemplo[3]
← Op. Cit. – obra citada. Exemplo[4]Quando a citação passar de três linhas do texto normal, deve-se seguir o formato:
← espaço entre linhas simples;
← letra tamanho 10 e

← recuo a esquerda em 4 cm e a direito acompanhando o texto.

Quantas vezes já treinei a metodologia e percebo que sempre surgem coisas novas. Estou chegando a conclusão de que sou levado com esta normatizações a estudarconstantemente sem nunca ser tentado a idéia da acomodação e da estagnação. É um trabalho que devo gostar para fazê-lo sempre melhor. Isso até se parece com a idéia que devemos fazer de nós mesmos: nunca somos perfeitos e acabados, sempre em construção e a caminho da perfeição. Como é bom se sentir mais perfeito a cada dia que passa. Como é bom olhar pela janela de nossa existência e a cada dia...
tracking img