Triagem neonatal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RASTREAMENTO NEONATAL


“TESTE DO PEZINHO”


Toda criança brasileira nasce com o direito de fazer o teste do pezinho e da família saber antecipadamente, se a criança teráalguma dificuldade em seu desenvolvimento. As gotinhas de sangue retiradas do calcanhar do bebê devem ser colhidas após as primeiras 48 horas de vida e dentro dos primeiros 30 dias após onascimento, em qualquer posto de saúde. Em seguida o material é enviado para análise em laboratório especializado. O teste é gratuito e pode rastrear inúmeras doenças, que, sedescobertas com antecedência, podem ser prevenidas.

• DOENÇAS:

Hipotireoidismo congênito: através da dosagem de T4 e TSH; caso não tratada precocemente leva a deficiência mental(1:4000 nascimentos).

-TSH entre 15 e 25 mcU/ml: enviar nova amostra em papel filtro após reconvocar o paciente.
-TSH acima de 25 mcU/ml: enviar nova amostra em papel filtro eencaminhar a criança para avaliação médica.
-T4 abaixo de 6 mcg/dl com TSH normal: enviar nova amostra em papel filtro, caso haja confirmação do resultado, encaminhar o paciente paraavaliação médica.

Fenilcetonúria(PKU):doença metabólica congênita resultante de níveis elevados de fenilamina; se não tratada evolui mental irreversível.
- PKU entre 3,5 e 4,5 mg%:enviar nova amostra em papel filtro após reconvocar o paciente.
- PKU acima de 4,5 mg%: enviar nova amostra em papel filtro além de 2ml de plasma heparinizado para examesconfirmatórios; encaminhar o paciente para avaliação médica.

Anemia Falciforme: é uma doença genética que se caracteriza pela formação defeituosa da hemoglobina que confere as hemácias a formade foice, provocando obstrução dos vasos capilares e hemólise.
- Resultado suspeito: enviar nova amostra em papel filtro e sangue total com EDTA para esclarecimento do diagnóstico.
tracking img