trem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 A energia do trem-bala
A energia responsável por mover o trem-bala é a elétrica. O edital da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) flexibiliza a tecnologia que será usada notrem-bala, e são dois tipos, o sistema MagLev, que trabalha com levitação, e o sistema sobre trilhos comuns, porém com algumas diferenças que tornam a capacidade do trem maior.
O sistema MagLev, é maismoderno e mais avançado, porém de implementação mais cara. No MagLev, por meio de ímãs, o trem praticamente ‘’levita’’ no trilho. Sem atrito ele atinge velocidades maiores a dos trens comuns, utilizadosnas linhas ferroviárias e metrôs atuais.
Existem duas técnicas para fazerem os trens ‘’levitarem’’. A EDS, que funciona por suspensões eletrodinâmicas, é a técnica capaz de atingir as maioresvelocidades já registradas em linhas férreas, com pico de mais de 500 km/h e eletroímãs tanto no veículo quanto na linha férrea garantem essa velocidade. No entanto, o sistema consome muita energiaelétrica e tem um custo elevado. Já a EMS, ou suspensão eletromagnética, utiliza eletroímãs apenas no trem, ou seja, um campo magnético de levitação é gerado por meio de energia elétrica, e suspende oveículo, e um segundo campo magnético, conhecido como campo de deslize, é gerado para impulsionar o trem. Esse segundo ímã ‘’afasta’’ a composição da estação atual em direção ao destino, sem atrito, oveículo poderá viajar a 350 km/h.
Em caso de falta de energia, o trem continua flutuando e em movimento graças a um sistema auxiliar de baterias que fornecem a eletricidade suficiente para chegar àpróxima estação em segurança.
No outro sistema, uma evolução dos trens comuns, a implementação é mais barata do que no sistema MagLev, apesar dos altos custos necessários para se fazer um trajeto maislinear e sem curvas muito fechadas, o que implica na construção de túneis e pontes. Sem as curvas, todo o sistema ganha em estabilidade, o que afasta o risco de descarrilamento, Além disso, a...
tracking img