Trem bala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CEATEC – Faculdade de Engenharia Civil

Trem Bala
Características técnicas e tipologia

Professor Fujimoto

Anderson Quadrelli
Luíz Guilherme Ueda
Rafaela Trevizam

CEATEC – Faculdade de Engenharia Civil

Trem Bala
Características técnicas e tipologia

Professor Fujimoto

Anderson Quadrelli R.A. 11739521
Luíz Guilherme Ueda R.A. 11150588
Rafaela Trevizam R.A. 11141124Índice

Introdução ....................................................................................................... pág 04
Alguns dos trens mais rápidos do mundo ................................................... pág 05
Maglev .............................................................................................................. pág 09
Tipologia.......................................................................................................... pág 09
O trem bala no Brasil ...................................................................................... pág 11
Conclusão ........................................................................................................ pág 17
Referências bibliográficas............................................................................. pág 18

Introdução

O Trem Bala é um transporte público que circula em sistemas ferroviários modernos, atingindo a velocidades iguais ou superiores a 200km/h. Os Trens de Alta Velocidade, como também são conhecidos, transportam com segurança e rapidez milhares de passageiros em alguns países.
Quem revolucionou o transporte ferroviário foram os Japoneses após o términoda Segunda Guerra Mundial, onde se viram adiante de um problema: sua população não conseguia viajar com facilidade, já que a melhor alternativa eram os trens, mas seu território era coberto por montanhas, o que faziam com que os trens desviassem seu trajeto e andavam devagar. Foi em 1959, que foi dado inicio as obras de um trecho ferroviário de trens bala, que ligava Tóquio e Osaka. Em vez decontornar as montanhas como já faziam as outras linhas ferroviárias, as construtoras dinamitaram o interior delas e construíram túneis. O Tokaido Shinkansen inaugurou-se a 1 de Abril de 1964, justo a tempo para os Jogos Olímpicos de Tóquio, chamado de série 0(zero), o primeiro trem bala do mundo. Os primeiros comboios Shikansen atingiam velocidades até os 210 km/h, mais tarde aumentados para os 220km/h. Alguns desses comboios, com o seu aspecto clássico de nariz de bala, ainda estão em circulação. Uma locomotiva de um dos comboios originais está hoje exposta no museu britânico National Railway Museum de York.
Desde o surgimento do primeiro trem bala, já houve modificações e surgiu uma nova tecnologia chamada Maglev, que foi desenvolvida pelos Alemães.
As ferrovias de alta velocidade possuemcomo principais características grande capacidade de transporte e conforto aos passageiros, possuindo classe executiva e classe econômica, serviço de alimentação, maior pontualidade e acessibilidade nas estações.

Alguns dos trens mais rápidos do mundo

Shinkansen – Japonês
O Japão foi pioneiro e é considerado líder na tecnologia da alta velocidade. Há vários tipos de trem bala no Japão. Otrecho feio em maior velocidade é o que liga as cidades de Hiroshima a Kokura. O pico de velocidade é de 300 km/h, mas a velocidade média é de 261,8 km/h.

Séries 500 – Shinkansen

TGV – Francês
A França possui uma rede de trens mais avançada da Europa. A rede TGV foi inaugurada em 1981 com a linha entre Paris e Lyon. A rede se espalhou para outras cidades e até outros países como a Suíça,Belgica, Paises Baixos e Reino Unido. Nem todos os TGV são iguais, pois precisam se adaptar as características locais. A velocidade mais alta atingida por um TGV foi 320 km/h, mas durante testes ele chegou a 515 km/h (velocidade não considerada segura para operações comerciais).

Thalys – Belga-Espanhol
Cruzando a Europa, o trem que sai de Bruxelas, na Bélgica, e vai até Valência na Espanha...
tracking img