Sistema operacional gentoo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Gentoo foi criado, inicialmente, por Daniel Robbins, como a distribuição Enoch Linux. Seu objetivo era criar uma distribuição que fosse compilada a partir do código fonte, sempacotes pré-compilados, otimizada ao hardware, que incluísse apenas programas necessários.
A sua fama surgiu, curiosamente, devido à alguns problemas de compilação do GNU compiler collection(chamado por gcc, é um conjunto de compiladores de linguagens de programação produzido pelo projeto GNU). Por conta desses problemas, Daniel e outros contribuidores começaram a testar vários forks do gccaté acharem com o qual era possível obter entre 10% a 200% de aumento de velocidade em comparação com o gcc ‘oficial’. Foi assim que o Enoch ganhou fama pela sua grande velocidade, e seu nome foimodificado para Gentoo (o Gentoo é a espécie de pingüins que nada em maior velocidade). Na versão 2.95 do gcc, essas otimizações foram inseridas no código, e a velocidade deixou de ser característicasapenas do Gentoo.
Depois de problemas com o bug, Daniel interrompeu o desenvolvimento do Gentoo, e passou para o FreeBSD, onde se familiarizou com o sistema de Ports, o que o animou a criar oPortage, o gerenciador de pacotes usado no Gentoo.

GENTOO

VANTAGENS E DESVANTAGENS

O Gentoo Linux é um sistema operacional, que possui como grande vantagem uma ferramenta chamada Portage,que o torna capaz de ser instalado a gosto do usuário, podendo desabilitar várias opções desnecessárias, deixando-o do seu jeito, com mais leveza e agilidade.
Tornando-se assim, um sistemaseguro para servidores, para um ambiente de trabalho com todos os recursos necessários, uma estação de desenvolvimento ou qualquer outra coisa que atenda as necessidades do usuário.
O Portage é umsistema de gerenciamento de pacotes, que permite uma enorme flexibilidade para instalar e manter software no Gentoo. Ele nos mostra um resumo da instalação antes dela começar, instalações seguras e...
tracking img