Treino discriminativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia Experimental II
Prof.ª Lucy Martins
Adriana E C Lemes Ra: 145433
2º Semestre Psicologia Noturno
Data: 09/11/11

Vestir uma calça jeans pode ser considerado um encadeamento de respostas. Suponha que você̂ deva treinar esse encadeamento tendo como sujeito uma criança com atraso no desenvolvimento. Se você̂optar pelo procedimento “para trás”, você̂ deverá inicialmente vestir a calça na criança deixando apenas o zíper aberto (primeiro SD). Então a classe de respostas “fechar o zíper” (ultimo membro da cadeia) deverá ser diferencialmente reforçada. O reforçador final é a calca completamente vestida e elogios. Uma vez instalado esse membro da cadeia, você agora deverá vestir a calça na criançadeixando além do zíper aberto, também o botão acima do zíper. O primeiro SD agora é o botão desabotoado. A classe de respostas “fechar o botão” deverá ser diferencialmente reforçada. O reforçador condicionado é o botão abotoado, que é também SD para a resposta de fechar o zíper, que é seguida do reforçador final. Depois você deverá deixar a calça à altura dos joelhos dacriança. Ela deverá emitir as respostas de “puxar a calça até a cintura”, “fechar o botão” e “fechar o zíper”. O procedimento segue dessa maneira até que toda a cadeia tenha sido instalada.

Responder:

1 Tomando o exemplo acima como referência, como ficaria se o procedimento adotado fosse o “para frente”? Como você descreveria este procedimento para a instalação do comportamento de vestir ascalças compridas???
2 Definir e exemplificar classe de resposta
3 Descrever e dar exemplos do procedimento e do processo de diferenciação de resposta
4 Descrever e dar exemplos do procedimento de modelagem.
5 Definir e exemplificar os conceitos de reforçadores:
a) Condicionados;
b) Incondicionados; e
c) Generalizados;
6 Definir e exemplificar Encadeamento ou Cadeias de Respostas.7 Relacionar os conceitos: treino discriminativo, modelagem e encadeamento de respostas.

Respostas:
1)Pegar a calça, e instrui-la a vestir a calça. Colocar uma das pernas da calça, e em seguida a outra perna, erguendo-a até a altura dos joelhos, depois a cintura, fechando o botão e o zíper. Este exercício obterá êxito por repetição imitação e incentivo da criança a cada nível atingido pelamesma, até não ser mais necessária a intervenção da mãe para pegar a calça e pedir que a criança vista a calça. Até a criança ter iniciativa de pegar a calça e vesti-la sozinha.

2)Classe de Resposta é um conjunto de comportamento que assemelha-se com o comportamento (resposta) desejada. Como exemplo da classe de resposta, é o êxito final da resposta atingida, seja qual for a topografia usadapara obtenção dela, o rato pressiona a barra para ser reforçado com água, este reforço ele adquire com a pressão de barra, independentemente se o sujeito usa as duas patas, umas das patas ou o focinho, para atingir o referido comportamento. Denomina-se Operante a Classe de Resposta sobre a qual um reforçador é contingente, que sugere ação sobre o meio ambiente. O comportamento raramente é repetidocom a mesma exatidão, esta variabilidade é uma característica do comportamento Operante.
Aumenta a probabilidade de repetição de uma resposta, quando a mesma for reforçada, contribuindo para ocorrência de novas respostas com similaridades do meio ambiente, com a resposta reforçada.

3)A diferenciação de resposta é o resultado diferencial. O reforço diferencial envolve o uso de reforço positivoe extinção, onde o procedimento de extinção é usado para enfraquecer ou diminuir, a força de uma resposta. O reforço positivo é usado para aumentar a força de uma resposta operante. Neste reforço o sujeito opta por respostas certas e extingue respostas que não são reforçadas.
Exemplo de diferenciação é a seletividade dos estímulos fornecidos ao sujeito, com a presença de luz o sujeito entende...
tracking img