Treinamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA SOBRE VINHOS

RESTAURANTE SANTA BRASA


HISTÓRIA DO VINHO
 
A história do vinho está intimamente ligada à História do homem. Há indícios de que a bebida tenha mais de 7.000 anos, tendo sua origem mais provável no Oriente Médio, na região compreendida entre os mares de Cáspio, ao sul do Cáucaso.Muitos impérios cultuaram o vinho, como os egípcios, os gregos e romanos,difusores da bebida através da Europa.
A bíblia Cristã está repleta de passagens sobre o vinho. Segundo o Velho Testamento, Noé foi o primeiro homem que plantou a vinha. Segundo as Escrituras sagradas, Cristo, durante a Santa Ceia, simbolizou seu sangue no vinho. Dessa forma, os Cristãos vêem o vinho também como elemento ritualístico para cerimônias religiosas, sendo também identificado como umelixir e remédio para a cura de diversos males.
Somente no século XIX, com a descoberta de Louis Pasteur sobre a fermentação, pôde-se entender de forma científica o processo de elaboração do vinho, e surge então a enologia científica, baseada em conhecimentos adquiridos sobre as origens e os mecanismos deste processo.
A difusão da bebida intensificou-se no século XX, com a etilização demodernos equipamentos e novas tecnologias, permitindo que se produzam vinho em todos o continentes.

ELABORAÇÃO

Vinho é o resultado da fermentação alcoólica da uva, ou seja, da transformação do açúcar da uva em álcool etílico.

Após uma seleta colheita, as uvas passam pelo desengaçador, que separa os engaços, e depois pelo macerador apenas para abri a casca e liberar o liquidointerno mais facilmente. Hoje em dia as uvas não são mais maceradas(amassadas) com os pés, esse é um método antigo e ultrapassado. A higiene é prioridade, o vinho não pode ser contaminado de forma Alguma, pois compromete a qualidade do produto final.

É bom destacar que os vinhos tintos são produzidos apenas com uvas tintas, já os brancos podem ser elaborados tanto com uvas tintas como asbrancas. Das tintas, antes de maceradas, são retiradas as casas por serem portadoras da pigmentação que dá a ao vinho.

Macerada, a uva é depositada em tonéis de aço inoxidável e está pronta para fermentação. Nas boas vinícolas ela é mais lenta, pois a temperatura é controlada com o objetivo de elevar a qualidade do vinho.

Após esta fase, a uva vai para a prensagem, onde será separada a partesólida da liquida. A parte sólida é o bagaço, que quando destilado dá origem à grapa, bagaceira, marc ou pisco. O nome depende do país de origem. A parte liquida é o vinho propriamente dito, que dependendo da proposta da região ou mesmo do produtor, poderá ser envelhecido em tóneis de madeira.

ViINHO E SAÚDE

Descobertas recentes apontam o vinho como um aliado no combate a diversos tiposde doenças. Através do consumo moderado e regular. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), recomendam-se como dose saudável, dois cálices de vinho/dia. Podemos citar o que o vinho pode nos fazer bem:
 
Amento do HDL (o bom colesterol);
Redução do LDL (o colesterol ruim);
Diminuição do risco de infarto;
Atua como auxiliar digestivo;
Complemento alimentar, pela presença de sais minerais,etc.
 
Finalmente cabe ressaltar que o vinho age ainda como diurético, vaso dilatador periférico, além de atuar como antidepressivo, disinibidor e relaxante. O consumo regular de vinho está ligado à longevidade e a boa qualidade de vida.



TIPOS DE UVA


Cabernet Sauvignon : Responsável pelos grandes tintos de Bordaux (França), onde é combinada com outras uvas para amenizar seuforte caráter e dar-lhe elegância. Hoje está difundida por todo o mundo, produzindo vinhos potentes e concentrados ou mais leves e frutados.

Malbec: Uva originária da região de Bordeaux, que foi difundida com êxito para fora da França, principalmente para a Argentina. Com este tipo de uva, é elaborado um vinho de aromas frutados, bom corpo e acidez balanceada. O Malbec é uma deliciosa opção de...
tracking img