Treinamento para motoristas de cargas perigosas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Módulo 1 – Saúde, Segurança e Meio Ambiente
I. Noções básicas de meio ambiente II. Noção de bacia hidrográfica como unidade de planejamento III. Sustentabilidade ambiental VI. Uso e consumo racional da água V. Impactos ambientais causados por produtos perigosos

2

Módulo 1 - Saúde, Segurança e Meio Ambiente
VI. VII. IIX. IX. Noções básicas sobre saúde Saúde e segurança no trabalhoConsumo de álcool e outras drogas Noções de higiene pessoal e alimentação

3

Módulo 1- Saúde, Segurança e Meio Ambiente
O que é meio ambiente? O termo é utilizado para indicar um espaço onde os componentes bióticos e abióticos estão em constante interação e transformação.

4

Meio Ambiente
Poderíamos definir o meio ambiente como o lugar em que vivemos. Mas, como definir este espaço? Poderíamos considerar como meio ambiente o próprio universo, no referencial mais macro, sendo que esse referencial pode ir se limitando, em espaço, para planeta, continente, país, estado, cidade, bairro, empresa, residência, família, nosso corpo físico, até atingir o eu interior.

5

Meio Ambiente
“Interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem odesenvolvimento equilibrado da vida humana.” meio ambiente natural engloba: solo, água, ar, flora, fauna. meio ambiente cultural é constituído de: patrimônio arqueológico, artístico, histórico, paisagístico, turístico.
7

O Homem é o grande agente transformador
O processo de gestão ambiental inicia-se quando se promovem adaptações ou modificações no ambiente natural, de forma a adequá-lo àsnecessidades individuais ou coletivas, gerando, desta maneira, o ambiente urbano nas suas mais diversas variedades de conformação e escala.

8

Evolução das sociedades e a Qualidade ambiental

Fogo

21aC

18

15

12

9

6

3

INRI

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

24.000 a.C.

15.000 a.C.

9.000 a.C.

3.000 a.C.

2.000 d.C.

CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO

Meio Ambiente nalegislação brasileira:
Artigo 3º da Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, com redação dada pela Lei nº 7.804, de 18 de julho de 1989, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente:

11

“Conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida de todas as suas formas.”

12

Impacto ambiental
Alteração das condições e/ouda qualidade natural dos aspectos ambientais Impactos de EFEITO GLOBAL: aquecimento da Terra; redução da camada de ozônio; chuva ácida; redução da biodiversidade.

13

Linha do tempo dos fatos e alguns acidentes ambientais
• 2400 a.C. Mesopotâmia – sistemas inadequados de irrigação provocaram salinização do solo e prejudicaram as colheitas. • 1200 – 1820 Desmatamento acelerado das florestasda Europa; No Brasil, José Bonifácio expressa sua preocupação com as queimadas e o desmatamento na Serra do Mar.

05/07/2010

14

• 1952 – Smog ocorrido em Londres causa mais de quatro mil vítimas fatais. • 1952 – Love Canal, nos EUA. • 1954 – Teste nuclear no atol de Biquíni. • 1968 – Criação do Clube de Roma - estudos sobre a degradação ambiental. Primeiras evidências sobre a camadaozônio. • 1972 – Relatório sobre limites do crescimento. Conferência de Estocolmo. • 1979 – Descarrilamento de trem obriga a evacuação de 226 mil em Missisauga (T). • 1983 – Acidente em Pojuca/BA - 99 mortes.

05/07/2010

15

Meio Ambiente e desenvolvimento
• Processo de globalização & desafios

• Fatores ambientais interdependentes • Crises e interdependência & ações preventivas

17Desenvolvimento sustentável
O desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras satisfazerem as suas. Baseia-se em dois conceitos-chave: a prioridade na satisfação das necessidades das camadas mais pobres da população, e às limitações que o estado atual da tecnologia e da organização social impôs sobre o meio...
tracking img