TREINAMENTO FUNCIONAL NA MELHORA DA PERFORMANCE

669 palavras 3 páginas
TREINAMENTO FUNCIONAL NA MELHORA DA PERFORMACE – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Cássio Henrique de Siqueira
Orientador: Prof.º EdymarPatryk Madureira
Claretiano - Centro Universitário

Introdução
O treinamento funcional (TF) consiste em uma volta a utilização dos padrões fundamentais do movimento humano como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar dentre outros, aonde na maioria das vezes utiliza o próprio peso do corpo como sobrecarga. O mesmo tem como princípio preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através do centro corporal, chamado nesse método por CORE.
Desenvolvimento
Qual a finalidade do treinamento funcional?
O treinamento funcional consiste estimular e aprimorar o desempenho dos grupos musculares ou mesmo pequenos músculos que servem de base para um determinado movimento.
Partindo desse propósito, o Treinamento funcional foi criado nos Estados Unidos por diferentes autores desconhecidos na qual vem sendo muito bem difundido no Brasil, agregando inúmeros praticantes. Onde o princípio é preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através do centro corporal, chamado nesse método por CORE.
Os objetivos desse método de exercício consistem em uma volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano (como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros), envolvendo a integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento. O exemplo contrário a esse método é o trabalho isolado do corpo para gerar um gesto motor específico, como visto na musculação tradicional.
A visão abrangente deste método permite que o Treinamento Funcional exerça o objetivo de controlar o sistema músculo-esquelético, não abrindo mão do aperfeiçoamento do sistema sensório-motor e proprioceptivo, constantemente esquecido pelos treinamentos convencionais. Neste método de treinamento, a postura do corpo humano é exigida e controlada diretamente através destes órgãos sensitivo, na qual as

Relacionados