Trecho de desvendando os segredos da linguagem corporal, de allan e barbara pease

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trecho de Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal, de Allan e Barbara Pease
 
Capítulo I 
Para entender o básico
A leitura das atitudes e pensamentos expressos no comportamento das pessoasfoi o primeiro sistema de comunicação usado pelo ser humano, muito antes do desenvolvimento da linguagem oral.
Antes da invenção do rádio, a maior parte da comunicação entre as pessoas era escrita ese fazia por meio de livros, cartas e jornais. Isto significa que políticos feios e maus oradores como Abraham Lincoln alcançavam sucesso sendo persistentes e escrevendo bons textos. A era do rádiodeu oportunidade a pessoas dotadas de um bom domínio da linguagem oral, como Winston Churchill, que falava maravilhosamente bem, mas não era favorecido visualmente.
Os políticos de hoje em diacompreendem perfeitamente que a política é uma questão de aparência, razão pela qual a maioria deles recorre a consultores de linguagem corporal para ajudálos a criar a imagem de sinceros, honestos eresponsáveis, principalmente quando não são.
A maioria das pessoas acredita que a fala é ainda a nossa principal forma de comunicação. Em termos evolucionários, a fala só passou a fazer parte do nossorepertório de comunicação em tempos recentes, usada fundamentalmente para transmitir fatos e dados. Estima-se que ela tenha se desenvolvido há cerca de 2,5 milhões de anos, tempo durante o qual o nossocérebro triplicou de tamanho. Antes disso, a linguagem corporal e os sons produzidos pela garganta eram as principais formas de transmissão de emoções e sentimentos humanos - e continuam sendo até hoje,embora a excessiva atenção dada às palavras faça com que sejamos profundamente desinformados a respeito da linguagem do corpo e da importância que ela tem em nossas vidas.
A linguagem falada, apesardisso, reconhece a importância da linguagem corporal para a nossa comunicação. Eis aqui algumas expressões que mostram isso:
Arranque essa tristeza do peito. Não fique de queixo caído. Esteja ao...
tracking img