Trbalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É UML?
UML Significa: Significa Unified Modeling Language ou Linguagem de Modelagem Unificada. Percebemos logo a primeira vista, que UML não nos indica como devemos fazer um software. Ela indica apenas as formas que podem ser utilizadas para representar um software em diversos estágios de desenvolvimento. Utilizando a UML, conseguimos ‘pensar’ um software em um local e codifica-lo emoutro. É evidente que alguma outra comunicação adicional se fará necessária, porém deve ser minimalista. Se muitas perguntas estão surgindo em função de determinado diagrama, isso é um sério sinal de que esse diagrama deve ser revisado. Assim apesar da definição dos ‘três amigos’, podemos dizer que a UML é uma forma de comunicar uma ideia. Estamos em busca de um padrão para nossa ciência, portanto, o‘L’ de language refere-se a uma linguagem de comunicação entre duas partes e não a uma linguagem de computador. Um diagrama UML deve dizer – comunicar alguma coisa, senão, não deveria ser feito! Finalmente temos a tão decantada planta à qual me referi no início do curso e que outras ciências a utilizam de forma extensiva. UML NÃO É UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO.

COMO NASCEU O PROCEDIMENTOUNIFICADO?
Ivar Jacobson, em 1995, informou ao mundo sobre sua forma de ver o processo de desenvolvimento em um livro “Objected-Oriented Software Engineering”, esse processo teve seu nome batizado de Objectory. Ao se juntar à Rational, Jacobson pôde agregar pontos ao seu processo que ainda deixavam a desejar. Nasceu então o Processo “Objectory da Rational (ROP- Rational Objectory Proccess)”. Com aevolução da Rational e a aquisição de outras empresas, surgiu o Rational Unified Process (RUP), que é um subconjunto do processo Unificado. Existem diferenças entre ambos os processos.

QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO UNIFICADO?
O processo unificado é centrado em arquitetura. Esta é a preocupação de como vemos um software como um todo. Quando escrevemos questões de orçamento,tecnologias e ambientes de software sobre o qual o novo software estará pautado, estamos falando de sua

arquitetura. A arquitetura de um sistema pode ser descrita com os seguintes documentos e diagramas: o documento Visão, o Diagrama de Caso de uso referente à Visão. As formas de reutilização de software que estão em forma de componentes são valorizadas e encorajadas. Os casos de Uso que foram criadosao longo do software indicam quais componentes – devido à sua coesão e acoplamento – serão criados e sua capacidade. O processo Unificado é iterativo e incremental. Uma versão do sistema liberada resulta em uma iteração concluída. Aprende-se com a entrega feita por meio de análise post-mortem que são realizadas em cada iteração. Se uma entrega promoveu uma melhora, ela incrementou algo nosistema, daí o chamarmos de iterativo e incremental. A utilização de abstração, juntamente com as aprovações do caso de uso, permitirá obter um incremento muito próximo do software certo a ser construído. A primeira iteração deve demonstrar o valor agregado no novo software logo de início. As necessidades acessórias (objetos e entidades) vão surgindo ao longo dessa primeira interação. Um incrementoindica que se iniciou a descrição de determinados casos de uso; conceituamos, especificamos, codificamos seus cenários, pensamos em um MER (Modelo de Entidade e Relacionamento) que atende aquele conjunto e também, em uma interface gráfica que os suportam. Esse conjunto conclui um incremento, pois houve uma iteração que atravessou as quatro fases do processo unificado e, em cada fase, utilizamos algunsou todos cinco workflows

QUAIS AS FASES DO PROCESSO UNIFICADO?
O processo unificado prevê quatro grandes fases: Concepção, Elaboração, Construção e Transição. Uma fase pode ter de uma ou várias iterações. Não existe um número predeterminado de iterações dentro de uma fase.

Concepção:
Na fase de concepção, pensamos na visão do software, em que o documento de mesmo nome é construído,...
tracking img