Trauma renal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TraumaRenal
Os Rins
Os rins são órgãos pares, com formato de feijão e sólidos; estão situados profundamente no abdome e são protegidos, posteriormente, pelos músculos das costas e, anterior e lateralmente, pelas costelas. Eles são separados da porção anterior do abdome pelos órgãos do trato gastrintestinal. A função principal do rim é eliminar do corpo substâncias tóxicas produzidas noorganismo (formando a urina), mas, também tem papel importante na regulação da pressão arterial e na produção de células sanguíneas.
Que tipos de trauma podem ocorrer e o que eles podem causar?
O trauma fechado (aquele em que não há penetração de alguma coisa no corpo, como em uma batida) geralmente é causado por uma desaceleração brusca do corpo humano; essa desaceleração acontece em acidentes deautomóvel, quedas ou pancadas. Desacelerações ou fortes pressões podem impulsionar os rins contra as costelas, contra as vértebras, contra o volante, contra o painel do automóvel ou contra qualquer outra estrutura. A desaceleração brusca pode, ainda, tensionar a artéria que irriga o rim, ferindo uma de suas camadas internas, o que causa trombose nesta artéria (a não ser que o tratamento sejaimediato).
No trauma penetrante (em que há entrada de alguma estrutura no corpo, como em uma facada ou um tiro), o objeto penetrante causa danos diretos aos tecidos do rim, às estruturas que produzem e drenam a urina e aos vasos.
Quais são os sinais e sintomas de trauma renal?
Os sintomas e sinais, no geral, variam de acordo com as lesões que ocorreram em outros órgãos. Falando especificamente dosrins, o sinal que mais indica uma lesão renal é a presença de sangue na urina (hematúria) após o trauma; a hematúria pode ser visível a olho nu ou somente visualizável com microscópio. Comumente, não há relação entre a intensidade da hematúria e a extensão da lesão renal.
Como é feito o diagnóstico?
Uma vez que o médico suspeita da existência de uma lesão renal (pela hematúria, pela regiãoatingida no trauma, pelo tipo de trauma etc), o diagnóstico passa a ser feito por algum método de imagem. Geralmente, estes métodos consistem em Tomografia Computadorizada e urografia excretora. A tomografia de emergência é feita com a utilização de contraste; este exame mostra uma imagem mais detalhada dos rins e é visto como um indicador sensível para pequenos vazamentos de urina, lesão dos vasos queirrigam os rins, partes do rim aonde o sangue não chega e ferimentos no tecido do rim. Por sua vez, a urografia excretora é um método rápido e econômico para obter informações adequadas para o médico tomar decisões quanto ao tratamento; as imagens obtidas por este exame, entretanto, não mostram a mesma riqueza de detalhes que a tomografia. A ultra-sonografia pode ser efetiva, mas, por não revelarimagens boas o suficiente para avaliar o grau da lesão, pode precisar ser complementada pelos exames já citados.
No que resulta a lesão dos rins por trauma?
Pode ocorrer extravasamento urinário quando o sistema de ductos que coleta a urina produzida é atingido, geralmente em associação com lesão (fratura) do tecido renal ou perfuração. É alta a probabilidade de que o extravasamento cesseespontaneamente em 2 a 3 dias após a lesão, sem necessidade de cirurgia. Os extravasamentos que não cessam devem ser tratados com drenagem ou cirurgia. O “corpo” (parênquima) do rim pode sofrer lacerações (espécie de rasgo), que tendem a ser mais graves quanto mais separados estiverem os fragmentos de rim. Geralmente, as lacerações apresentam cura espontânea imediata e completa. Quando a laceração ocorreentre, e não, através dos vasos sanguíneos (ou seja, os vasos ficam intactos) do rim, a chance dos fragmentos não perderem suas características e funções é maior. As lesões podem ocorrer nos vasos que levam ou trazem sangue dos rins (lesão vascular) e podem resultar em falta de sangue com oxigênio e nutrientes para o rim e/ou hemorragias.
Como as lesões renais são tratadas?
O tratamento do...
tracking img