Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO: Assistência de Enfermagem ao Cliente Submetido à Nefrectomia

RESUMO:

O Estudo de Caso aborda a Assistência de Enfermagem desenvolvida a um cliente submetido àNefrectomia Total indicado após um trauma abdominal ocasionado por acidente motociclistico. O objetivo deste estudo foi descrever o processo de Assistência de Enfermagem conferidaao paciente para sua recuperação eenfretamento da patologia decorrente a um trauma abdominal. O Estudoteve como local de pesquisa um Hospital Público do Município de Chaval – CE. Os dados abordados foram coletados durantePrática Acadêmica Supervisionada da Disciplina Centro Cirúrgico, e delineado de forma exploratória e descritiva.O entendimento da anatomia e fisiologia do rim é necessário, pois o mesmo é um órgão estruturalmentecomplexo que evoluiu para desempenhar diversas funções importantes: excreção dos produtos de degradação do metabolismo, regulação da água e do sal do organismo, manutenção do mecanismo ácido-base adequado e secreção de diversos hormônios.Com a lesão traumática, o rim pode ser arremessado contra as costelas inferiores, resultando em contusão e ruptura. As lesões podem ser fechadas (acidentesautomobilísticos ou motociclisticos, quedas, lesões por esportes, agressão) ou penetrantes( lesão por arma branca ou arma de fogo). ANefrectomia é um procedimento cirúrgico de remoção do rim, realizada para tratar algumas anormalidades congênitas unilaterais e que são causadoras de Obstrução Renal , Tumores e lesões graves. Pode ser total ou parcial ou ainda ser uma Nefrectomia radical quando há remoção deTumor associado à Glândula Supra- Renal, gorduraperirrenal dentre outros. A relevância deste estudo consiste na implantação do Processo de Enfermagem frente aocliente cirúrgico submetido à Nefrectomia Total, utilizando os cuidados e intervenções prestados a este cliente visando a recuperação e a reabilitação do mesmo. A verificação dos resultados da implementação da Sistematização da Enfermagempuderam ser verificados após a avaliação dos resultados obtidos com cuidado ao paciente.

Palavras-chaves: Assistência de Enfermagem.Rim.Nefrectomia.

INTRODUÇÃO
A Sistematização da assistência de Enfermagem SAE é uma metodologia cientifica que vem sendo cada vez mais implementada na prática assistencial, conferindo maior segurança aos pacientes.(TANNURE, 2010,p.9). Trata-se de um processoque busca o conhecimento holístico sobre o paciente e que estimula o melhoramento do cuidado. O Processo inicia-se com o Histórico de Enfermagem, seguido dos Diagnósticos de Enfermagem, Planejamento , Implementação e Avaliação da Assistência de Enfermagem.
Segundo BRUNNER et al.o Rim é um órgão estruturalmente complexo que evoluiu para desempenhar diversas funções importantes: excreção dosprodutos de degradação do metabolismo,regulação da água e do sal do organismo, manutenção do mecanismo ácido-base adequado e secreção de diversos hormônios. Normalmente, os rins são protegidos anteriormente pelo coxim costal da parede abdominal e vísceras, e posteriormente pelogladil costal e musculatura das costas. Eles são altamente móveis e estão fixados apenas no pendículo renal. Com a lesãotraumática, o rim pode ser arremessado contra as costelas inferiores, resultando em contusão e ruptura. As lesões podem ser fechadas (acidentes automobilísticos ou motociclisticos, quedas, lesões por esportes, agressão) ou penetrantes(lesão por arma branca ou arma de fogo).
O Trauma Renal pode ser classificado pelo mecanismo da lesão.O Trauma Renal Fechado é classificado da seguinte forma: Contusão –Equimose ou Hemorragia sob a cápsula renal; a cápsula e o sistema coletor permanecem intactos. Laceração de pequeno porte – ruptura superficial do córtex; a medula renal e o sistema coletor não são afetados. Laceração de maior porte – ruptura do parênquima estendenose para dentro do córtex e da medula, envolvendo possivelmente o sistema coletor. Lesão vascular – lacerações da artéria ou veia...
tracking img