Tratamento termico aplicado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tratamento Térmico Aplicado - Materiais
Introdução: Quando da confecção de um determinado produto, deve-se, como um dos fatores prioritários, selecionar o material adequado que o constituirá. Para tanto, o material deve ser avaliado sob dois aspectos: suas qualidades mecânicas e seu custo. Classificação dos materiais: Apresentamos na figura 1, uma classificação dos materiais mais comumenteutilizados, tendo cada um sua importância e emprego definido em função de suas características e propriedades.

Conhecidas as classes dos materiais passemos agora a especificá-los por grupos e emprego a que se destinam, pois todos os materiais possuem características próprias que devemos conhecer para podermos empregá-los mais adequadamente. Materiais metálicos: Ao estudarmos a classe dos materiaismetálicos podemos dividi-los em dois grupos distintos: os ferrosos e não-ferrosos. Materiais metálicos ferrosos: Desde sua descoberta os materiais ferrosos tornaram-se de grande importância na construção mecânica. Os materiais ferrosos mais importantes são: - Aço – liga de Fe e C; com C < 2,11% - material tenaz, de excelentes propriedades, de fácil trabalho, podendo também ser forjável. - Ferrofundido – liga de Fe e C com 2,11 < C < 5% - material amplamente empregado na construção mecânica, e que, mesmo não possuindo a resistência do aço, pode substituí-lo em diversas aplicações, muitas vezes com grande vantagem. Como esses materiais são fáceis de serem trabalhados, com eles é construída a maior parte de máquinas, ferramentas, estruturas, bem como instalações que necessitam materiais degrande resistência. Materiais metálicos não-ferrosos:

São todos os demais materiais metálicos empregados na construção mecânica. Possuem empregos mais diversos, pois podem substituir os materiais ferrosos em varias aplicações e nem sempre podem ser substituídos pelos ferrosos. Esses materiais são geralmente utilizados isoladamente ou em forma de ligas metálicas, algumas delas amplamenteutilizadas na construção de máquinas e equipamentos. Podemos dividir os não-ferrosos em dois tipos em função da densidade: • Metais pesados (? > 5kg/dm³) – cobre, estanho, zinco, chumbo, platina, etc. • Metais leves (? < 5 kg/dm³) – alumínio, magnésio, titânio, etc. Normalmente, os não-ferrosos são materiais caros, logo não devemos utilizá-los em componentes que possam ser substituídos por materiaisferrosos. Esses materiais são amplamente utilizados em peças sujeitas a oxidação, dada a sua resistência, sendo muito utilizados em tratamentos galvânicos superficiais de materiais. São também bastante utilizados em componentes elétricos. Nos últimos anos, a importância dos metais leves e suas ligas têm aumentado consideravelmente, principalmente na construção de veiculas, nas construções aeronáuticase navais, bem como na mecânica de precisão, pois têm-se conseguido ligas metálicas de alta resistência e de menor peso e, com isto, tende-se a trocar o aço e o ferro fundido por estes materiais. Materiais não-metálicos: Existem numerosos materiais não-metálicos que podem ser divididos em: • Naturais – madeira, couro, fibras, etc. • Artificiais ou sintéticos – baquelite, celulóide, acrílico, etc.Os materiais plásticos estão sendo empregados em um número cada vez maior de casos como substitutos de metais. Materiais metálicos Conceitos gerais: Os materiais sólidos apresentam uma correlação estreita entre a sua estrutura interna e as suas propriedades características. Assim, um dos pontos básicos para o conhecimento dos materiais é o estudo dessa correlação. As propriedades de um materialpodem, em geral, ser modificadas alterando-se a sua microestrutura, o que pode ser conseguido, por exemplo, adicionando elementos de liga ou mudando a composição, mudando os métodos de fabricação e aplicando tratamentos térmicos, conseguindo-se, assim, a alteração de grandezas diretamente associadas com as propriedades, como por exemplo: tamanho de grão, distribuição das fases presentes, etc. Um...
tracking img