Tratamento do esgosto da cidade de pontes e lacerda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL

CARLOS ROGERIO DE FREITAS LIMA
ELAINE APARECIDA HURTADO DOS SANTOS
GISLAINE ALVES DA SILVEIRA
LILIA JOSÉ TOLEDO
LUCIANA SANTOS TEIXEIRA
MARIA DE JESUS GONÇALVES
VALDECI IVALDI


O ESGOTO DE PONTES E LACERDA


Pontes e Lacerda
2012

CARLOS ROGERIO DE FREITAS LIMA
ELAINE APARECIDA HURTADO DOS SANTOS
GISLAINE ALVES DASILVEIRA
LILIA JOSÉ TOLEDO
LUCIANA SANTOS TEIXEIRA
MARIA DE JESUS GONÇALVES
VALDECI IVALDI

O ESGOTO DE PONTES E LACERDA

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Ambiental da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, para atividade interdisciplinar.

Pontes e Lacerda
2012

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo conhecer a realidade do município de Pontes e Lacerda relacionada àquestão ambiental, a partir de pesquisas de campo realizadas no período de 29/05/2012 a 30/05/2012. O município de Pontes e Lacerda está localizado no estado de Mato Grosso, com uma população aproximadamente de 42.000 habitantes, dos quais 90% moram na cidade e o restante na zona rural.
As principais atividades econômicas praticadas no município estão baseadas na produção de bovinos de leite ede corte, se colocando em quarto lugar no Estado de Mato Grosso, com mais de 700.000 cabeças. É um dos maiores exportadores de carne do estado, sendo detentor das primeiras colocações no ranking de qualidade genética do Brasil, e de produção de látex de seringueira (heveicultura), com processamento do produto in natura.
No município possuem 02 frigoríficos para abate de bovinos, 03 laticínios empleno funcionamento e uma usina de biodiesel a ser implantada.
A ovinocultura também é fator preponderante da economia Pontes-Lacerdense, seguida da piscicultura.
O IDH - Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,753 médio PNUD/2000. O clima predominante é o tropical úmido, que compreende a estação chuvosa e no inverno a estação seca. A temperatura média anual é de 25°C. A precipitação médiaanual é de 1500 mm. O Rio Guaporé, que passa pela cidade, está inserido na Bacia Amazônica, na sub-bacia do Alto Guaporé. O quadro geomorfológico do município é composto por planícies, pelo Planalto do Parecis, pela Depressão do Guaporé e pelo Pantanal do Alto Guaporé, que compõem o Vale do Guaporé, área de transição entre a Floresta Amazônica e o Cerrado.
Os solos predominantes são o latossolo e opodizólico. A formação vegetal típica da região é representada em grande parte de Floresta Estacional Semidecidual e Cerrado. A intensa exploração do garimpo marca o relevo até hoje.

2 DESENVOLVIMENTO

A cidade de Pontes e Lacerda cresceu muito e, com isso, o consumo de água, que após ser utilizada é denominada como residuária mais conhecida como água de esgoto. Esta água deve ser tratadaantes de ser devolvida novamente à natureza (Rio Guaporé), que segundo COMANA pertence à classe 2: águas que podem ser destinadas: à pesca amadora; e recreação de contato secundário.
Este estudo tem como principal intenção, conhecer e compreender os métodos de sistema de tratamento que a água recolhida pela empresa responsável CAB realiza e a sua eficácia dentro da perspectiva do Plano Diretor.Art. 20. O objetivo de conservação dos recursos hídricos será realizado através das seguintes diretrizes: I- Criar e implantar sistema municipal de informações sobre recursos hídricos, implementando a seguinte medida:
a) Mapear, cadastrar e manter atualizado o registro de: nascentes e cursos d’água identificando os mananciais de abastecimento (existentes e potenciais), fontes poluidoras, áreasdegradadas, ocupações em áreas de preservação permanente, poços profundos.

II- Elaborar e implementar programas visando a conservação dos recursos hídricos, implementando as seguintes medidas:
a) Realizar parcerias com concessionárias de serviços públicos e entidades ambientais, governamentais ou não, visando à conservação dos recursos hídricos;
b) Desenvolver projetos para controle e...
tracking img