Tratamento de efluentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BENEFÍCIOS AMBIENTAIS DAS NOVAS PROPOSTAS PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES DAS INDÚSTRIAS TÊXTEIS

Gabriela Felix Siqueira*, UVV, *gabrielafsiqueira@gmail.com
José Luiz Gouvêa Gasparini, UVV, gasparini@uvv.br
Centro Universitário Vila Velha (UVV). Rua Comissário José Dantas de Melo, nº21. Boa Vista, Vila Velha – ES. Cep:29102-770.

RESUMO
Descreve as novas propostas para tratamento deefluentes das indústrias têxteis, identificando os benefícios ambientais gerados, a partir da pesquisa bibliográfica. A industrialização vem se caracterizando como uma das principais causas para o agravamento da degradação ambiental, pois seus processos geram diferentes tipos de resíduos e efluentes que geralmente são descartados de maneiras inadequadas. Os efluentes têxteis caracterizam-se por seremaltamente coloridos, devido à presença de corantes que não se fixam na fibra durante o processo de tingimento. A remoção de corantes do efluente somente por processo biológico convencional continua sendo o problema principal para a indústria têxtil. Assim, o estudo de novas alternativas de tratamento torna-se fundamental, de forma a minimizar os impactos ambientais. Atualmente, utiliza-se a técnicafundamentada em processos de coagulação, seguidos de separação por flotação ou sedimentação. Na busca por novas tendências para o tratamento de efluentes estão técnicas como a biodegradação, tratamento com ozônio, fotocatálise heterogênea, processos físicos (utilização do carvão ativado) e processos combinados (processos oxidativos avançados - POAs). As técnicas baseadas no processo decoagulação/floculação apresentam elevada eficiência na remoção de material particulado e deficiência na remoção da cor e de compostos com orgânicos dissolvidos. Já os novos métodos, apresentam resultados satisfatórios na degradação dos corantes, sendo a combinação desses processos a forma mais eficaz. Para a utilização de cada processo, deve-se levar em conta quais são os objetivos a serem alcançados com otratamento, buscando minimizar os resíduos gerados através da utilização de tecnologias limpas.

Palavras-chave: tratamento, efluentes, benefícios ambientais.








1. INTRODUÇÃO

A utilização de água pela indústria pode ocorrer de diversas formas, tais como: incorporação ao produto; lavagens de máquinas, tubulações e pisos; águas de sistemas de resfriamento e geradores de vapor; águasutilizadas diretamente nas etapas do processo industrial ou incorporadas aos produtos; esgotos sanitários dos funcionários. Exceto pelos volumes de águas incorporados aos produtos e pelas perdas por evaporação, as águas tornam-se contaminadas por resíduos do processo industrial ou pelas perdas de energia térmica, originando assim os efluentes líquidos. Esses efluentes ao serem despejados com osseus poluentes característicos causam a alteração de qualidade nos corpos receptores e conseqüentemente a sua poluição (degradação). Historicamente o desenvolvimento urbano e industrial ocorreu ao longo dos rios devido à disponibilidade de água para abastecimento e a possibilidade de utilizar o rio como corpo receptor dos dejetos. O fato preocupante é o aumento tanto das populações quanto dasatividades industriais e o número de vezes que um mesmo rio recebe dejetos urbanos e industriais, a seguir servindo como manancial para a próxima cidade ribeirinha. A explosão demográfica que ocorre neste século, associada a fatores como a intensa industrialização, carência de alimentos, poluição e exaustão dos recursos naturais, que relacionados entre si, têm provocado, nos últimos anos, grandepreocupação com o meio ambiente, em particular a água, em âmbito mundial. Dentro desta realidade, a degradação ambiental tem se agravado nas últimas décadas, particularmente, no que se refere à poluição dos recursos hídricos (BRESAOLA & CANTELLI, 2000).
A indústria têxtil foi uma das primeiras indústrias na história da maioria dos países, inclusive no Brasil, tornando-se assim uma das grandes fontes...
tracking img