Tratamento de agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Preencha na figura a seguir as etapas que faltam para completar o processo de tratamento de água convencional e defina os procedimentos de desinfecção e fluoretação da água.
R:A desinfecção consiste na adição de cloro ao tratamento, este elimina toda forma de microorganismos patogênicos. A adição de flúor a água (etapa de fluoretação) auxilia na prevenção de cáries infantis. 
[pic]
2- Numadas etapas do tratamento de água que abastece uma cidade, a água é mantida durante certo tempo em tanques para que os sólidos em suspensão se depositem no fundo. A essa operação denominamos:
a) filtração
b) sedimentação Tal etapa obedece à lei da gravidade, ou seja, favorece o acúmulo de impurezas no fundo do tanque. A água superficial segue então o tratamento livre dos resíduos mais pesados.
c)sifonação
d) centrifugação
e) cristalização

3-Em uma das etapas do tratamento de água se acrescenta o Sulfato de alumínio Al2(SO4)3, este composto tem um importante papel no processo, sem ele seria praticamente impossível retirar as impurezas presentes na água sem tratamento. A imagem a seguir ilustra o Al2(SO4)3 agindo sobre a água, ela também serve para representar duas etapas dotratamento convencional usado nas ETA’s, defina estas etapas.
R: As etapas são Floculação e Sedimentação.

4-Associe as etapas do processo utilizado nas ETA’s (Estações de tratamento de água) com o procedimento característico.
1- Filtração - a água é filtrada para a retirada de partículas grandes de sujeira.
2- Floculação - sulfato de alumínio é adicionado para que as partículas de sujeira se juntem,formando pequenos coágulos.
3- Decantação - (a água fica parada para que os flocos mais pesados se depositem no fundo.
4- Filtros de carbono - A água passa pelos filtros formados por camadas de areia, carbono e turfa. 
5- Desinfecção - (adição de cloro para eliminar os germes nocivos à saúde.

Exercício 1 -A água potável proveniente de estações de tratamento resulta de um conjunto deprocedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo. Esta separação é necessária uma vez que a água de rios ou lagoas apresenta muitos resíduos sólidos, por isso tem que passar por uma série de etapas para que esses resíduos sejam removidos. Neste processo de tratamento a água fica livre também de qualquer tipo de contaminação, evitando atransmissão de doenças.
Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH.
Fluoretação: é quando se adiciona flúor na água, cuja finalidade é prevenir a formação de cárie dentária em crianças.
Floculação: ocorre em tanques de concreto, logo após a coagulação. Com aágua em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.
Decantação: nesta etapa, que é posterior à coagulação e à floculação, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositados no fundo de outros tanques, separando-se da água. A etapa da decantação pode ser considerada um fenômeno físico.
Desinfecção: é  a  etapa  em  que  cloro  ou  ozônio  é  aplicado na  água para eliminar microorganismos causadores de doenças.

Exercício 2: Considere o esquema abaixo que mostra as etapas de tratamento da água na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP:
[pic]
Na etapa 2, a adição de cal, nome vulgar do óxido de cálcio, tem o objetivo de corrigir o pH para aumentar a eficiência no processo de floculação das partículas emsuspensão.Sobre o fenômeno que ocorre nessa etapa, é correto afirmar que a cal reage com:
os íons H+ para aumentar o pH do meio.

Exercício 3: A obtenção de água doce de boa qualidade está se tornando cada vez mais difícil devido ao adensamento populacional, às mudanças climáticas, à expansão da atividade industrial e à poluição. A água, uma vez captada, precisa ser purificada, o que é feito nas...
tracking img