Tratamento cinesioterapeutico na sindrome do tunel do carpo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica é o local onde concentra os principais recursos, materiais e humanos, necessários para dar suporte ininterrupto às funções vitais dos recém-nascidos que ali se encontram. Nesse meio existem equipes especializadas, esses profissionais são designados intensivistas. A equipe é multidisciplinar e interdisciplinar, e é constituídapor diversos profissionais: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais além de outros profissionais e pessoal de apoio. Devendo contar com retaguarda de exames complementares, laboratoriais e radiológicos, tudo com funcionamento de 24 horas por dia. Equipamentos modernos, como incubadoras,respiradores, monitores cardíacos e de oxigenação, entre outros, que são obrigatórios neste ambiente.
A fisioterapia tem hoje o papel de destaque dentro da UTI pediátrica e neonatal na avaliação e no tratamento de crianças. Devido à imaturidade dos sistemas, os recém-nascidos prematuros apresentam altos riscos de desenvolver complicações respiratórias e neuro-motoras. Por esse motivo, atualmente nasUnidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica do Brasil, os serviços fisioterapêuticos são essenciais e imprescindíveis para que esses neonatos passem por um processo de recuperação eficaz. A indicação precisa e o tratamento precoce aliado ao critério e bom senso trazem respostas altamente positivas.
Hoje se sabe que a atuação interdisciplinar e principalmente a inclusão dofisioterapeuta nessa equipe auxilia na diminuição de óbitos; tempo menor de internação, evitando assim outras complicações que podem ocorrer no leito.

Objetivo Geral
Proporcionar principalmente aos profissionais da saúde um instrumento técnico-científico servindo como material de apoio.

Objetivos Específicos
• Proporcionar aos familiares informações importantes a cerca da situação em quea criança se encontra e dos cuidados que ela necessita;
• Promover a troca de informações entre os profissionais deste meio, buscando um atendimento interdisciplinar.
- Contribuir nas relações profissionais/familiares; familiares/criança.


A importância do Fisioterapeuta neste meio.


A fisioterapia aplicada na UTI tem uma visão geral do paciente. Atua de maneira complexano amplo gerenciamento do funcionamento do sistema respiratório e de todas as atividades correlacionadas com a função ventilatória. É fundamental que as vias aéreas estejam sem secreção e os músculos respiratórios funcionem adequadamente.
A fisioterapia auxilia na manutenção das funções vitais de diversos sistemas corporais, pois atua na prevenção e/ou no tratamento das doençascardiopulmonares, circulatórias e musculares, reduzindo assim a chance de possíveis complicações clínicas. Ela também atua na melhora do suporte ventilatório, através da monitorização contínua dos gases que entram e saem dos pulmões e dos aparelhos que são utilizados para que os pacientes respirem melhor.
O fisioterapeuta também possui o objetivo de trabalhar a força dos músculos, diminuir a retraçãode tendões e evitar os vícios posturais que podem provocar contraturas e úlceras de pressão.



Evidências em fisioterapia neonatal e pediátrica;
Em pediatria há mais evidencias na neonatologia necessitam mais de comprovações, sabemos que na nossa prática clínica, as técnicas e tratamentos funcionam, porém não existem evidências que as comprovem, necessitando sempre de um bom senso em nossaatuação.
Com o grande crescimento dos cuidados neonatais, que pode ser observado nos anos mais recentes, e a conseqüente diminuição da mortalidade desta população, os fatores associados a morbidade neonatal, assumem uma grande importância clinica, destacando-se melhor diagnóstico, tratamento e prevenção da osteopenia da prematuridade. Segundo Nathalia Zaneti, palestra em 2011, Evidencias de...
tracking img