Tratabalho de curso de tecnico em raio x

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acidentes Ósseos
Acidentes Ósseos

São marcas que os ossos possuem. Damos nome a qualquer impressão que o osso possa ter, pode ser uma depressão, um "furo ou buraco", uma elevação. Vamos estudaresses nomes agora.

Eminências: São elevações que o osso pode apresentar. Podem fazer parte de uma articulação como també m podem servir para inserções musculares ou ligamentares ou para os maisdiversos fins.
Como exemplo de eminência articulares temos: cabeças, trócleas, côndilos e etc..
Não articulares: processos, tubérculos, tuberosidades, trôcanteres, espinha, eminência, lâminas e cristas.Depressões: Como o nome já diz, são escavações que o osso pode apresentar. Podem fazer parte de uma articulação como também podem servir para inserções musculares ou ligamentares, para permitir apassagem de nervos ou vasos e também para outros fins.
Depressões articulares: cavidades glenóides e acetábulo.
Depressões não Articulares: fossas, sulcos e canais.
Foramens: São "furos ou buracos"nos ossos por onde passam estruturas anatômicas. Podem ser chamados de forâmen ou apenas forame.
Exemplo: forame magno no occipital por onde a medula espinha se comunica com o tronco encefálico.Foramen transversário nas vértebras cervicais por onde passam as artérias cervicais.
Impressões: São as linhas ou margens que os ossos possuem. Geralmente relacionada a um ligamento ou inserçõesmusculares.
 O crânio
O crânio é uma estrutura óssea que protege o cérebro e forma a face. Ele é formado por 22 ossos separados, o que permite seu crescimento e a manutenção da sua forma. Esses ossos seencontram ao longo de linhas chamadas suturas, que podem ser vistas no crânio de um bebê ou de uma pessoa jovem, mas que desaparecem gradualmente por volta dos 30 anos.
A maioria dos ossos cranianosformam pares, um do lado direito e o outro do lado esquerdo. Para tornar o crânio mais forte, alguns desses pares, como os dos ossos frontais, occipitais e esfenóides, fundem-se num osso único. Os...
tracking img