Traqeostomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A traqueostomia é um dos procedimentos cirúrgicos mais antigos descritos na literatura médica que objetiva criar uma abertura na parede anterior da traqueia  comunicando-se com o meio exterior, sendo mantido aberto com o auxílio de uma cânula, algo parecido com um "buraco na garganta para permitir a passagem de ar". Esta descrição simplificada representa bem o procedimento, mas para entendermelhor a traqueostomia é necessário conhecer um pouco mais da anatomia das vias aéreas.
O ar segue um caminho definido para entrar e sair dos pulmões. Imaginando uma inspiração profunda, o ar entra pelas narinas (ou pela boca), atravessa a laringe por entre as pregas vocais e segue pela traqueia até alcançar os brônquios. Sendo assim, o paciente que para respirar precisa da ajuda de aparelhos recebeo ar através de um tubo que passa pela boca, pela laringe, por entre as pregas vocais, até alcançar a traqueia.
Uma vez realizado um orifício na traqueia, teremos um atalho para levar o ar aos pulmões (ou remover secreções dos brônquios).
Este procedimento é simples podendo ser realizado no centro cirúrgico ou na própria UTI, sob anestesia geral e segue os seguintes passos: primeiramente aregião cervical onde será realizado o procedimento é limpa e, subsequentemente, é realizada uma incisão para expor os anéis de cartilagem que compõem a parede externa da traqueia. Por conseguinte, o cirurgião realiza uma incisão em dois desses anéis e introduz a cânula conectando-a ao aparelho de ventilação, permitindo uma comunicação da traqueia com a região cervical, essa cânula pode ser metálicaou de plástico. Na ponta da cânula tem um balão que é insuflado para que o ar injetado pelo aparelho siga obrigatoriamente seu trajeto até os pulmões, evitando vazamento ao redor dela.
Este procedimento é indicado em casos como:
* Obstrução das vias aéreas superiores;
* Permitir a higiene das vias aéreas;
* Fornecer oxigênio para os pulmões, por meio de ventilação mecânica.
PARA QUESERVE
Quando a presença de um tubo pela boca precisa se prolongar por muito tempo, isto começa a ser um problema, principalmente por:
- incômodo ao paciente: o desconforto que um tubo na boca e na garganta provoca num paciente que está acordado ou então despertando de sedação
- lesões provocadas pelo tubo: sua presença por períodos mais longos pode provocar estragos na própria boca, nas cordasvocais, na laringe e na traqueia. Estas lesões podem causar as chamadas "estenoses" que são estreitamentos da via aérea por cicatrização exacerbada destas estruturas. As estenoses são de difícil manejo e muitas vezes implicam numa cirurgia de grande porte para sua correção.
A traqueostomia, portanto, é mais confortável para o paciente e diminui os riscos de complicações tardias relacionadas aotubo.
Os pacientes que estão respirando por aparelhos ou aqueles que estão muito debilitados produzem muita secreção e tem dificuldade de tossir para expeli-la, o que gera muitas complicações respiratórias. Portanto essa secreção precisa ser retirada por meio de aspiradores. A aspiração através da traqueostomia é mais efetiva uma vez que o aspirador chega aos brônquios muito mais facilmente e deforma mais confortável para o doente.
Outra vantagem da traqueostomia é a proteção da via aérea em casos de aspiração. Alimentos e líquidos quando engolidos passam diretamente ao esôfago e não entram na traqueia devido ao fechamento das pregas vocais durante o processo de deglutição. Quando este processo falha ocorre o "engasgo" e o paciente tosse para expulsar o material que foi aspiradoerroneamente para a via aérea. Alguns pacientes, principalmente aqueles com distúrbios neurológicos perdem o reflexo da deglutição e este processo fica deficiente. Neste caso, graças ao balão da traqueostomia, estando insuflado, ainda que o alimento entre pelo "caminho errado" ele não progride para a traqueia e os pulmões, onde seria realmente danoso.
Por fim, a traqueostomia ainda facilita a...
tracking img