Traqeostomia

2034 palavras 9 páginas
A traqueostomia é um dos procedimentos cirúrgicos mais antigos descritos na literatura médica que objetiva criar uma abertura na parede anterior da traqueia comunicando-se com o meio exterior, sendo mantido aberto com o auxílio de uma cânula, algo parecido com um "buraco na garganta para permitir a passagem de ar". Esta descrição simplificada representa bem o procedimento, mas para entender melhor a traqueostomia é necessário conhecer um pouco mais da anatomia das vias aéreas.
O ar segue um caminho definido para entrar e sair dos pulmões. Imaginando uma inspiração profunda, o ar entra pelas narinas (ou pela boca), atravessa a laringe por entre as pregas vocais e segue pela traqueia até alcançar os brônquios. Sendo assim, o paciente que para respirar precisa da ajuda de aparelhos recebe o ar através de um tubo que passa pela boca, pela laringe, por entre as pregas vocais, até alcançar a traqueia.
Uma vez realizado um orifício na traqueia, teremos um atalho para levar o ar aos pulmões (ou remover secreções dos brônquios).
Este procedimento é simples podendo ser realizado no centro cirúrgico ou na própria UTI, sob anestesia geral e segue os seguintes passos: primeiramente a região cervical onde será realizado o procedimento é limpa e, subsequentemente, é realizada uma incisão para expor os anéis de cartilagem que compõem a parede externa da traqueia. Por conseguinte, o cirurgião realiza uma incisão em dois desses anéis e introduz a cânula conectando-a ao aparelho de ventilação, permitindo uma comunicação da traqueia com a região cervical, essa cânula pode ser metálica ou de plástico. Na ponta da cânula tem um balão que é insuflado para que o ar injetado pelo aparelho siga obrigatoriamente seu trajeto até os pulmões, evitando vazamento ao redor dela.
Este procedimento é indicado em casos como: * Obstrução das vias aéreas superiores; * Permitir a higiene das vias aéreas; * Fornecer oxigênio para os pulmões, por meio de ventilação mecânica.
PARA QUE

Relacionados