Transtornos mentais e do comportamento relacionados so trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Transtornos Mentais e do comportamento Relacionados ao Trabalho.
Segundo estimativa da OMS, os transtornos mentais menores acometem cerca de 30% dos trabalhadores ocupados, os transtornos mentais graves, cerca 5 a 10%.
Em nossa sociedade, o trabalho é mediador integração social, seja por seu valor econômico(subsistência), seja pelo aspecto cultural (simbólico), tendo, assim, importância fundamental na constituição da subjetividade, no modo de vida na saúde física e mental das pessoas.
Os transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho resultam, assim, não de fatores isolados, mas de contextos de trabalho em interação com o corpo e o aparato psíquico dos trabalhadores. O ato detrabalhar pode atingir o corpo dos trabalhadores, produzindo disfunções e lesões biológicas, mas também rações psíquicas ás situações de trabalho, além poderem desencadear processos psicopatológicos especificamente relacionados ás condições do trabalho.
O trabalho ocupa na vida das pessoas, sendo fonte de garantia de subsistência e de posição social, a falta de trabalho ou mesmo a ameaça de perda doemprego geram sofrimento psíquico. Ao mesmo tempo abala o valor subjetivo que a pessoa atribui, gerando sentimentos de menos–valia, angústia, insegurança desânimo e desespero, caracterizando quadros ansiosos e depressivos.
As condições de insegurança no emprego são crescentes, reflete-se na produção, e na saúde mental dos trabalhadores.
As condições favoráveis dos trabalhadores requisitos paraque o trabalho possa proporcionar prazer, bem-estar e saúde, deixando de provocar doenças.
O processo de comunicação dentro do ambiente de trabalho, moldado pela cultura organizacional, também é considerado fator importante na determinação da saúde mental.
O sofrimento e a insatisfação do trabalhador manifestam-se não apenas pela doença, mas nos índices de absenteísmo, falta no trabalho, conflitosinterpessoais e extra-trabalho. Os fatores relacionados ao tempo e ao ritmo de trabalho são muitos importantes na determinação do sofrimento psíquico relacionado ao trabalho. Causam quadros ansiosos, fadiga crônica e distúrbios do sono.
Alguns metais e solventes podem ter ação tóxica direta sobre o sistema nervoso, determinando distúrbios mentais e alterações do comportamento, irritabilidadenervosismo, inquietação, distúrbio da memória e da cognição.
Acidentes de trabalho que envolve risco de vida ou que ameaçam a integridade física dos trabalhadores determinam, por vezes, quadros psicopatológicos típicos, caracterizados como síndromes psíquicas pós-traumáticas.
Contextos de trabalho particulares têm sido associados a quadros psicopatológicos específicos, aos quais são atribuídasterminologias especificas. Um exemplo: Bum-out, outro exemplo são as síndromes pós-traumática que se referem ás vivencias de situações traumáticas no ambiente de trabalho.
A prevenção dos transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho baseia-se nos procedimentos de vigilância dos agravos saúde e dos ambientes e condições de trabalho
A definição de disfunção e incapacidade causadapelos transtornos mentais e do comportamento relacionados ou não com o trabalho, é difícil. Os indicadores e parâmetros propostos pela AMA organizam a disfunção ou deficiência causada pelos transtornos mentais e do comportamento em quatro áreas:
1- Limitações da atividade da vida diária: atividades como auto cuidado, higiene pessoal
2- Exercício de funções sociais: capacidade do individuode interagir com outras pessoas e de conviver...
3- Concentração, Persistência e ritmo: capacidade de completar ou levar a cabo tarefas, de manter a atenção focalizada o tempo suficiente para permitir realizações cabal, em tempo adequado de tarefas comumente encontradas, no lar, na escola, ou nos locais de trabalho.
4- Deterioração ou Descompensação no trabalho: falhas repetidas na...
tracking img