Transtornos de personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE
Ariadne Carolina Carolina Jéssika Luciana Mariana

Transtorno de Personalidade Paranóide

Transtorno de Personalidade Paranóide
Representado na literatura psiquiátrica no século XX

Transtorno que geralmente se manifesta no início da idade adulta

Aspectos Clínicos
Caracterizado pela desconfiança e suspeita em relação aos outros; Incapazes de esquecer ouperdoar tais incidentes; Interpreta as intenções alheias como maldosas, mesmo não tendo provas confiáveis Pessoas cautelosas, tensas e hipervigilantes; Guardam rancor pelos seus supostos traidores; Vivem socialmente isolados; Devido a sua paranóia, tem dificuldade com colaboradores; Mais comum em indivíduos do sexo masculino

Etiologia
Se origina do fato de a pessoa ter sido objeto deexcessiva raiva parental ou ter sido repetidamente humilhada por outros;

Experiência que pode levar a sentimentos de inadequação e vulnerabilidade.
Mecanismo de defesa de projeção esta envolvido na expressão de aspectos desse transtorno;

Provável que o transtorno de personalidade paranóide tem contribuições biogenéticas.

Diagnóstico
PARA CARACTERIZAR ESTE TRANSTORNO É NECESSÁRIO NO MÍNIMO 4DOS SEGUINTES CRITÉRIOS:

Suspeita sem fundamento de estar sendo explorado, maltratado ou enganado; Preocupa-se com dúvidas acerca da lealdade ou confiabilidade de amigos ou colegas; Reluta em confiar nos outros por um medo de que essas informações possam ser maldosamente usadas contra si próprio;
Interpreta colocações benignas com caráter de humilhação ou ameaça; Guarda rancores persistentes;Percebe ataques a si mesmo, que não são visíveis aos outros e reage rapidamente com raiva ou contra- ataque; Tem suspeitas sem justificativas quanto a fidelidade do cônjuge ou parceiro sexual.

TRATAMENTO
Adesão difícil, devido a dificuldade de confiabilidade nos profissionais da saúde

• Não contam suas intimidades, com o receio de serem traídos; • Dificilmente aceitam esse diagnóstico; TRATAMENTO


Aspectos importantes do tratamento

Conseguir estabelecer vinculo de confiança e intimidade; Estimular, praticar e reforçar testes de realidade se baseando em fatos realísticos.



* Alguns antipsicóticos em pequenas doses podem prevenir crises, que são comuns a esse transtorno, e podem envolver violência e sérios riscos a outros e a si próprio.

TRANSTORNOOBSESSIVOCOMPULSIVO

TRANSTORNO OBSESSIVOCOMPULSIVO
Aspectos Clínicos: Pessoas com transtorno da personalidade obsessivo- compulsiva são excessivamente metódicas. Elas são asseadas, pontuais, muito organizadas e escrupulosas. A atenção a detalhes é tão excessiva ou consome tanto tempo que o objetivo da atividade é esquecido, o escrúpulo é tão extremo que causa rigidez e inflexibilidade, e o perfeccionismointerfere na finalilização da tarefa. Esses indivíduos também tendem a ser excessivamente preocupados com controle – não apenas sobre os detalhes de suas próprias vidas, mas também sobre suas emoções e outras pessoas. Eles têm dificuldade de expressar sentimentos ternos e amáveis, em geral usando fraseologia formal distante, que revela pouco de sua experiência interior. Também são obstinados erelutantes em delegar tarefas ou em trabalhar com os outros, a menos que estes se submetam exatamente á sua forma de fazer as coisas, que reflete sua necessidade por controle interpessoal, bem como seu medo de cometer erros. A tendência a duvidar e a preocupar-se também se manifesta em sua incapacidade de desfazer-se de objetos estragados ou inúteis, bem como no apego ao dinheiro.

Apresentador JôSoares: Os quadros de sua casa têm que estar levemente tombados para a direita.

Cantor Roberto Carlos: Tornaram-se famosas manias como sair de um ambiente pela mesma porta pela qual entrou, não usar nada de cor marrom, evitar palavras de conotação negativa e jamais assinar documentos na fase minguante da Lua.

Atriz Luciana Vendramini: Já curada após tratamento, só conseguia dormir se...
tracking img