Transportes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ir para: navegação, pesquisa
AS332 Super Puma Navy.jpg
Este artigo é parte
da série sobre Transportes
Meios...


Aéreo
Animal
Espacial
Ferroviário
Hidroviário
Humano
Marítimo
Rodoviário
Teleférico
Tubular
Veja também...
Tópicos | Portal
ver • editar

Transporte é o movimento de pessoas e mercadorias entre localidades. O campo de transporte apresenta diversos aspectos: elespodem ser divididos em infraestrutura, veículos e operações comerciais. Infraestrutura inclui a rede de transporte rodoviária, férrea, aérea, fluvial, tubular, etc. que é usada, assim como os terminais como: aeroportos, estações de comboio, portos, terminais de autocarro. Os veículos, como automóveis, bicicletas, autocarros, comboios e aviões, geralmente trafegam na rede. Operações estãorelacionadas com a maneira como os veículos operam na rede e o conjunto de procedimentos especificados para o propósito desejado, incluindo o ambiente legal (leis, códigos, regulamentos, etc.). Políticas, como por exemplo financiar o sistema, podem ser consideradas parte das operações.

De maneira ampla, o projeto da rede viária é do domínio da engenharia civil e planejamento urbano; o projeto de veículos,da engenharia mecânica e de sectores especializados como engenharia naútica, e engenharia aerospacial; e as operações são geralmente especializadas, as vezes pertencendo a engenharia de sistemas.
Índice

1 História
2 Modos e categorias
2.1 Transporte de tração humana
2.1.1 Não-veicular
2.1.2 Veículos de tração humana (VTH)
2.1.3 Veículospara transporte de terceiros
2.2 Transporte de tração animal
2.2.1 Animais e veículos tracionados por animais para transporte
2.3 Transporte terrestre
2.3.1 Veículos de transporte terrestre
2.4 Transporte aquaviário
2.4.1 Veículos de transporte marítimo / Fluvial
2.5 Transporte tubular ou dutoviário
2.6 Transporteaéreo
2.6.1 Veículos de transporte aéreo
2.7 Transporte espacial
2.7.1 Veículos de transporte espacial
3 Referências
4 Bibliografia
5 Ver também

História
Bullock team hauling wool in Australia

Os primeiros meios de transporte humanos foram a caminhada e a natação. A domesticação dos animais introduziu uma nova forma de colocar o peso dostransportes sobre criaturas mais fortes, permitindo que cargas mais pesadas fossem transportadas, com uma maior velocidade e duração das jornadas. Invenções como a roda e o trenó ajudaram a tornar mais eficiente o transporte por animais através da introdução de veículos. Também o transporte aquático, incluindo embarcações a remo e a vela, remonta a épocas primitivas, e foi a única forma eficiente detransporte de grandes quantidades ou em grandes distâncias até a Revolução Industrial.

As primeiras formas de transporte rodoviário foram cavalos, bois ou mesmo seres humanos transportando mercadorias em estradas de terra, muitas vezes seguindo trilhas de caça. Estradas pavimentadas foram construídas por muitas civilizações antigas, incluindo a Mesopotâmia e a Civilização do Vale do Indo. Osimpérios persa e romano construíram ruas calçadas para permitir que seus exércitos viajassem mais rapidamente. Uma camada inferior de brita garantia que as estradas se mantivessem secas. O califado medieval construiu mais tarde estradas de tarmac. As primeiras embarcações eram canoas feitas a partir de troncos de árvores escavados. O transporte aquático primitivo era realizado por embarcações queusavam o remo ou o vento para propulsão, ou ainda uma combinação de ambos. A importância da água levou a maioria das cidades se destacavam pelo comércio a se desenvolverem próximo a rios ou no mar, muitas vezes na intersecção de dois corpos de água. Até a Revolução Industrial, o transporte permaneceu lento e caro, e a produção e o consumo mantinham-se o mais próximo quanto fosse possível.
Santos...
tracking img